Bem vindo ao site Tem Cavalos visitante! Clique aqui para fazer seu Login
Total de 1298 anúncios em nosso site.

Notícias Tem Cavalos

19-09-2014 --- 21ª Exposição Internacional do Cavalo Árabe
Alto nível das provas e premiações especiais coroaram a 21ª Exposição Internacional do Cavalo Árabe em Avaré

Mais uma vez o Cavalo Árabe mostrou a sua força e realizou uma programação que fez a diferença durante a 49ª Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (EMAPA), que contou com participação de 180 conjuntos.

Estiveram presentes ao Parque ‘Dr. Fernando Cruz Pimentel’, dos dias 11 a 14 de setembro, competidores de várias partes do Brasil, para a disputa de diversas categorias distribuídas por modalidades, sexo e idade em provas pela Breeder´s CUP 2014 e da 21ª Exposição Internacional do Cavalo Árabe, além das provas da ANCAF – Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional.

O grande destaque da Breeder´s Cup, que este ano distribuiu R$ 228 mil em premiações, foi conferido para o criador Salim Mattar, do Haras Sahara, de Matozinhos (MG), que se sagrou campeão da Copa de 2014 ao somar 991 pontos, com três potrancas participantes: SAHARA ANGEL (331,5 pontos), SAHARA SALEEMAH (331,5 pontos) e OMAN SAHARA (328 pontos).

“Essa é, sem dúvida, uma das mais importantes competições Halter do Brasil e o grande momento para que os criadores mostrem toda qualidade de seus cavalos de sangue árabe. Felizmente, desta vez, chegamos lá, e agora o Haras Sahara faz parte da galeria dos grandes campeões”, comemorou Salim Mattar.

O segundo lugar ficou para Rodrigo Foz Forte, do Haras Santo Antônio da Bela Vista, de Itapetininga (SP), que somou 987,5 pontos; a terceira colocação para a Agropecuária Leopoldino, Haras Canaã, de São Carlos (SP), com 982,5 pontos.

E pelo Premium Cup, o lugar mais alto do pódio ficou para a potranca ALMA HVP, animal pertencente ao criador e expositor Agropecuária Vila dos Pinheiros, de Indaiatuba (SP) que alcançou o total de 332 pontos ficando com o troféu de ouro e encabeçando a lista Top Ten do Breeder´s Cup 2014. A segunda colocação ficou para DIVA HBV (331,5 pontos) pertencente ao criador e expositor Luciano Cury, do Haras Boa Vista, de Sapucaí Mirim (MG) e a terceira posição com SAHARA ANGEL (331,5 pontos), do criador e expositor Haras Sahara, de Matozinhos (MG).

Já pela Exposição Internacional, a Campeã foi a potranca VIC VUL DO DIVINO, de 22 meses, pertencente ao criador Ricardo Conrado Mesquita, do Haras Divino, de Avaré (SP).

“Essa Campeã é criação nacional, filha de VULCANO HVP com RHONA RACH. Ela é um exemplo de que um pequeno criador também pode ter grandes conquistas. Mais um orgulho de termos um produto nacional com a maior pontuação do Cavalo Árabe da Exposição de Avaré de 2014”, destacou feliz da vida Ricardo Mesquita.

Na Prova Halter com Batom, que cada vez mais vem ampliando a participação de mulheres em provas com o cavalo árabe, o destaque ficou por conta da amazonas Lavínia Ferraz Crispim, que conduziu em pista a potranca GLORIOSA HVP, sagrando-se campeã.

“Foi uma grande sensação para mim. Realmente, uma emoção muito forte. Treinei muito para isso. Desde o início do ano me dediquei para conseguir fazer o meu melhor. Já havia conquistado outras colocações, mas este é o meu primeiro troféu de primeiro lugar e também a minha estreia em prêmios em Avaré”, festeja Lavínia.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), Fábio Amorosino, a Exposição de Avaré comprovou mais uma vez sua importância para a raça, além de premiar criadores de todos os perfis e também Haras de diferentes localidades, comprovando que o nível e a qualidade do cavalo árabe estão numa ascensão forte em todas as partes do Brasil.

A Exposição Internacional é uma realização da ABCCA e outras informações sobre demais resultados nas participações do Cavalo Árabe em Avaré podem ser obtidas pelo site:www.abcca.com.br ou pelo telefone (11) 3674-1744.









Alexandre Franco

STAPress

(11) 3039-4115 (11) 99620-9408















03-09-2014 --- ExpoBrasília 2014 terá o brilho das Provas do Cavalo Árabe
ExpoBrasília 2014 terá o brilho das Provas do Cavalo Árabe
O Cavalo Árabe marca presença importante na programação da Exposição Agropecuária de Brasília, com a 34ª Expo Brasil Central do Cavalo Árabe, no dia 6 de setembro, com provas de conformação e trabalho que serão realizadas no Parque de Exposições da Granja do Torto, na Capital Federal (DF).
E também as atividades programadas se estenderão para as Provas promovidas pela ANCAF – Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional que prepara em conjunto com a Associação dos Criadores do Cavalo Árabe de Brasília e entorno provas de 3 Tambores onde participarão pelo menos 20 inscritos, entre cavaleiros iniciantes, categoria cavaleiro amador e cavalos estreantes que disputarão pela primeira vez provas da ANCAF.
Para estas provas, o presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Árabe de Brasília e entorno, Newton Sabaraense, informa que serão distribuídos um total de R$ 15 mil em premiações entre os vencedores do conjunto cavalo e cavaleiro do 1º lugar ao 5º lugar nas provas de 3 Tambores.
“Realmente estamos em grande expectativa por Brasília seguir com este importante evento de modo a incentivar o cavalo árabe a expor toda a sua performance como um cavalo atleta de exuberante funcionalidade”, diz Sabaraense.
De acordo com o presidente do Núcleo de Brasília, a expectativa é de provas disputadíssimas e que destacarão todo o porte, força, beleza e velocidade do Cavalo Árabe na pista de competição.
“Sem dúvida, um evento de relevância para a raça e também para criadores e expositores que continuam a prestigiar e trabalhar para o fortalecimento do Cavalo Árabe aqui no Brasil Central”, destaca Sabaraense.
Os trabalhos de julgamento deste ano ficarão a cargo de Mário Drago Ferreira Braga, do Rio de Janeiro e toda a programação conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).
Mais informações podem ser obtidas no site: www.abcca.com.br ou pelo telefone (11) 3674-1744.

Obrigado.
Alexandre Franco
STA Press/Texto Com.
Telefones (11) 3039-4115 / (11) 9962 09408

03-09-2014 --- Associação Gaúcha do Cavalo Árabe

Associação Gaúcha do Cavalo Árabe consagra seus novos campeões durante a Expointer 2014

Em mais uma emocionante etapa da programação pela Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA) nesta segunda-feira foi realizada a COPA AVERT CROSS COUNTRY da raça Árabe, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio (RS) durante a Expointer 2014.
Disputa emocionante que teve como vencedor o cavaleiro Odilon Camargo Júnior, montando Prates Raissa, do Referencial Centro Equestre, de Guaíba. Na segunda colocação o destaque foi para a dupla Fernanda Prates Camargo e MN Hale, pertencentes à mesma propriedade. A terceira colocação ficou com Cristian Moreira, do Haras Manaíra, de Gravataí.
As provas funcionais da raça prosseguiram nesta terça-feira (2/9) com a disputa de seis balizas, em mais uma grande exibição destacando toda funcionalidade do Cavalo Árabe e em provas com a chancela da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional – ANCAF.
Na modalidade Halter Morfologia, realizada no domingo, sagrou-se o Grande Campeão da Expointer 2014 o cavalo VH Albarracin, do Haras Velate, de Osório (RS), que venceu seu pai, o veterano de 11 anos Memnon Ranh, do Haras Jacovas, também de Osório (RS).
“É um animal que tem tudo certo no lugar certo. Um animal de absoluto equilíbrio”, pontuou o jurado Reinaldo Rocha Leão, com experiência de 25 anos na avaliação do Árabe em pista e que veio especialmente de São Paulo, para avaliar a raça em Esteio.
Neste ano, o julgamento do Cavalo Árabe foi feito pelo somatório de pontos em seis quesitos, o que ampliou o tempo da prova, mas que, por outro lado, permitiu nivelar os animais a padrões internacionais. “O Árabe existe em todo o mundo, por isso estamos universalizando os resultados assim como se faz na Europa e nos Estados Unidos. É mais didático”, explicou Leão, que também enfatizou que o sistema é de grande auxílio para que os criadores possam fazer os ajustes necessários.
A vitória de VH Albarracin trouxe grande entusiasmo para a criadora Carmen Reyer Martin, nascida na Espanha e há apenas seis anos radicada no Rio Grande do Sul, onde iniciou seu criatório. “Estamos começando a colher os primeiros resultados da criação própria”, comemorou. O vencedor VH Albarracin também já brilhou em outros grandes prêmios, como em 2011, quando foi campeão potro da Expointer e, em 2012, ao conquistar o troféu de campeão potro da Copa de Criadores do Brasil.
O criador José Antônio Jacovas, que levou o título de reservado com Memnon Rach, disse que o resultado do julgamento veio consagrar a genética do haras, que também conquistou o grande campeonato entre as fêmeas com Lumiar Thibetana.
Na prova, participaram ao todo 45 animais de 16 criadores que trouxeram o melhor do Cavalo Árabe para a Exposição.
Provas 3 tambores - Já pelo Campeonato Nacional de Três Tambores da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (Ancaf) 30 duplas disputaram as provas no fim de semana, sendo que o grande campeão geral foi Mauri Fonseca, montando Star Magic, do Haras Shunkawakhan, de Porto Alegre. Em segundo lugar ficou Fabiane Pacheco Prates, montando Prates Kyara, do Referencial Centro Equestre, de Guaíba.
Conforme destacou Leonardo Lamachia, presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), o ambiente familiar é a tônica das competições, que contaram com até três gerações de cavaleiros, todos da mesma família, demostrando o quanto o cavalo Árabe agrega esse ambiente vibrante e cheio de emoção e conciliado aos amistosos elos familiares.
Mais informações sobre a programação do Cavalo Árabe durante a Expointer podem ser obtidas no site: www.agca.com.br ou pelo telefone (11) 3674-1744 sede da ABCCA.

Alexandre Franco
STAPress Comunicação
(11) 3039-4115/ 9962 09408

01-09-2014 --- Provas e julgamentos do Cavalo Árabe fortificam programação da Expointer 2014
Provas e julgamentos do Cavalo Árabe fortificam programação da Expointer 2014

Provas válidas pelo Campeonato Nacional de 3 Tambores pela Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF) abriram neste fim de semana as atividades em torno da raça que integram a programação da Expointer 2014, em Esteio (RS).
Para este campeonato haverá premiação total de R$ 15 mil que será distribuída ao campeão e vice de cada categoria, sendo que os 10 melhores tempos de todas as categorias poderão participar a um prêmio extra. E, logo mais ao final de tarde do sábado, às 18 horas, haverá o 2º Leilão de Coberturas Filhos do Pampa, na Casa do Cavalo Árabe, anexa ao Parque de Exposições Assis Brasil.
No domingo, o Cavalo Árabe entrou em pista com todo o seu encanto, com o julgamento morfológico, na pista central. E conforme destacou Leonardo Lamachia, presidente da Associação Gaúcha de Cavalo Árabe (AGCA) na competição deste ano, a AGCA trouxe o juiz Reinaldo Rocha Leão, com atuação desde 1982 em julgamentos Nacionais e Internacionais.
As provas funcionais do Cavalo Árabe prosseguem durante toda a próxima semana sendo que na segunda feira será a vez da Copa Avert Cross Country, a partir das 14 horas, na terça, no mesmo horário, serão realizadas as provas de seis balizas.
Já no dia 03 de setembro, quarta feira, começam as provas femininas pela Copa Haras Jacovas com modalidades emocionantes e agraciadas de muita beleza e força pela participação da mulher gaúcha.
Outro destaque da programação será na sexta-feira com as provas dos 3 Tambores e no sábado (06.09) com a Copa Nex Group Rédea Nacional, prova feita em espelho e que promete muitas emoções ao público.
A entrega de prêmios será feita no sábado à noite, a partir das 19 horas, com a família do Cavalo Árabe se reunindo na Pista B para esse grande momento de celebração. E no domingo, fechando a programação, será realizada a Prova S10 Chevrolet que terá carro e cavalo turbinado as pistas da Expointer em competição inusitada e vibrante.
“As provas e julgamentos válidos pela programação do Cavalo Árabe acontecem de 30 de agosto a 07 de setembro, com expositores, criadores e competidores prestigiando mais este belíssimo evento realizado pela Associação Gaúcha do Cavalo Árabe que além de oferecer provas emocionantes, confraternizações especiais e premiações, também proporcionará um ambiente de muita hospitalidade e amizade”, destaca Lamachia.
Mais informações sobre a programação do Cavalo Árabe na Expointer podem ser obtidas no site: www.agca.com.br ou pelo telefone (11) 3674-1744 sede da ABCCA.

Abraço,
Alexandre Franco
STA Press/Texto Com.
Telefones (11) 3039-4115 / (11) 99620-9408

28-08-2014 --- Puro Sangue Lusitano
Montado há cerca de 500 anos, o mais antigo cavalo de sela do Mundo chega ao limiar do século XXI reconquistado o esplendor de há dois mil anos, quando Gregos e Romanos o reconheceram como o melhor cavalo de sela da antiguidade.

Cavalo de «sangue quente» como o Puro Sangue Inglês e o Puro Sangue Árabe, o Puro Sangue Lusitano é o produto de uma selecção de milhares de anos, o que lhe garante uma «empatia» com o cavaleiro superior a qualquer raça moderna.



Seleccionado como cavalo de raça e de combate ao longo dos séculos, é um cavalo versátil, cuja docilidade, agilidade e coragem lhe permitem hoje competir em quase todas as modalidades do moderno desporto equestre, confrontando-se com os melhores especialistas.



No limiar do ano 2000 o Puro Sangue Lusitano volta a ser procurado como montada de desporto e de lazer e como reprodutor pelas suas raras qualidades de carácter e antiguidade genética.”



In Catálogo 2001 da Associação Portuguesa de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano



(Magníficos Exemplares da Raça Lusitana da Coudelaria Internacional Gosto Equino)







--------------------------------------------------------------------------------
Históricas Coudelarias


Em Portugal, além das coudelarias particulares, formou-se em 1658, na regência de D. Luísa Gusmão, uma Coudelaria Real, na Serra de Sintra.



Em 1557 é fundada a Coudelaria de Portel que, em 1748, transita para Alter. Para esta Coudelaria de Alter, fundada em 1751, foram importadas de Espanha 221 fêmeas, mais 10 éguas com ferros Espanhóes, que vieram de Mafra e, ainda, 6 compradas em Vila Viçosa que, junto às 261 vindas de Portel, perfaziam o total de 498, que foi o núcleo inicial desta coudelaria. Hoje, todos os cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre são oriundos desta coudelaria. O Potril de Azambuja era um prolongamento da Coudelaria de Alter, para onde eram enviados os poldros depois da desmama. O rei D. Miguel, além de uma raça de cavalos malhados, que possuía em Salvaterra, tinha também uma coudelaria em Azinhaga, que mais tarde foi vendida a Rafael José da Cunha, dando origem às Coudelarias “Veiga” e “Infante Câmara”. Actualmente mantêm-se as coudelarias de Alter Real, tendo sido seleccionada no sentido da cor castanha e da alta-escola, a Coudelaria Nacional da Fonte-Boa, descendente sobretudo da mistura da linha castanha e da linha ruça, importadas da Andaluzia nos finais do séc. XIX e principio do séc. XX, com aptidão para a atrelagem desportiva.



A linhagem Andrade, com origem em éguas e garanhões espanhóis, que a partir da década de 70, e com o garanhão “Martini” e com um programa de consaguinidade mais apertada, se conseguiu obter uma linhagem com características guerreiras. A linhagem Veiga, a verdadeira linhagem Lusitana, o verdadeiro cavalo “Filho do Vento”, descendente das antigas éguas, filhas de Podarge, e Neptuno, dos cavalos de Aquiles, Xanto e Balios, nascidos e criados na zona de Elasippos, filho de Poseidon (Neptuno) e donde deriva a palavra Olisipo, hoje Lisboa.



Serrão Faria, antigo criador, primeiro director de “stud-book” do Cavalo Lusitano.

28-08-02014 --- Esteio sedia Congresso Brasileiro Laço Comprido
Esteio sedia Congresso Brasileiro Laço Comprido
do cavalo Quarto de Milha
O Núcleo Sul de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (NSQM) promoverá nos dias 5 e 6 de setembro, o 7º Congresso Brasileiro Laço Compridoda raça, durante a Expointer, em Esteio (RS). O Congresso, que é um evento oficial da Associação Brasileira de Criadores Cavalo Quarto de Milha (ABQM), realizará provas de Conformação; de Laço Técnico e Laço Comprido nas categorias Aberto, Amador, Feminino e Jovem; a final do Campeonato Gaúcho e a sexta edição do Leilão Quarter Sul.
Segundo o presidente do Núcleo Sul, Adão Jorge Tessmann, o evento desse ano promete superar em 10% o número de inscritos da edição passada, que fechou em 518 conjuntos. Dia 4 de setembro é o prazo final para as inscrições desse ano. Tessmann explica que a raça tem crescido vertiginosamente na região e o Núcleo já começa a receber pedidos de aumento no número de modalidades realizadas ao longo do ano.
Ele conta que há grupos de Team Roping e Tambor se organizando e que vêm solicitando provas nessas modalidades. Houve também uma grande demanda para os julgamentos de Conformação, o que demonstra a nova fase que o Quarto de Milha tem vivido no Sul do país. “Nossos criadores e proprietários têm investido em genética e em profissionalização, além de estarem preocupados com a apresentação dos animais e o desenvolvimento da raça na região”, explica Tessmann.
Incentivo
Esse ano R$ 130 mil em premiação serão distribuídos entre os vencedores. O Núcleo Sul também promoverá duas provas de incentivo ao esporte quartista: o Laço Incentivo Quarto de Milha em Dupla e o Laço Criador/Proprietário. Na primeira, a dupla tem que ser obrigatoriamente formada por um profissional da classe Aberta e um da classe Amador.
Já na segunda, o competidor tem que ser Criador e Proprietário. “Antes exigíamos apenas que o competidor fosse proprietário. Percebemos que havia muito espaço para os jovens, mas os mais velhos ficaram de fora com regra. Exigir que o competidor seja ao mesmo tempo criador e proprietário incentivou a presença de quartistas seniores e equilibrou as participações nas provas”, explica a exigência Tessmann.
Faturamento
Para essa sexta edição do Leilão Quarter Sul, a diretoria do Núcleo Sul está otimista. Com o mercado Quarto de Milha em alta, Adão Tessmann acredita que o leilão chegará ao faturamento de R$ 20 mil de média, se aproximando do índice nacional que é de uma média de R$ 28 mil. “Quando começamos com o leilão, os valores médios não passavam de R$ 10 mil. Em 2013, chegamos a R$ 18 mil e continuamos crescendo. A expectativa é boa para esse remate”, comemora Tessmann.

O QM no Rio Grande do Sul
Plantel de 18.234 animais
3.348 mil proprietários
1.564 criadores
341 associados da ABQM

Sobre a ABQM – Fundada em 1969, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 83 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. Quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 440 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o “cavalo da família”, o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 20 modalidades diferentes) e docilidade (em algumas modalidades participam crianças com idade a partir de cinco anos).

Serviço
Evento: 7º Campeonato Nacional Laço Comprido do Cavalo Quarto de Milha
Data: 5 e 6 de setembro
Local: Parque Assis Brasil, em Esteio (RS)
Realizador: Núcleo Sul de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (NSQM) e Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

Creditar fotos em anexo como: Fábio Cabrera/ABQM
Foto 1: Adão Tessmann, presidente NSQM
Foto 2: Prova de Laço feminino

14-08-2014 --- Monte Aprazível Rodeio Festival realiza etapa da Ekip Rozeta
Monte Aprazível Rodeio Festival realiza etapa da Ekip Rozeta
Entre os dias 13 e 16 de Agosto, o município de Monte Aprazível (SP), realiza o Monte Aprazível Rodeio Festival, com montarias em touros, prova dos Três Tambores e show musicais.
O rodeio é uma realização do Clube dos 22, presidido por Fábio Miguel, e Vice Eloy. O diretor do rodeio é Romulo Cury. O evento tem o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Monte Aprazível.
A locução será de Umberto Jr, Douglas Moraes e Della Morena. Locução Comercial de Edgar Vicente. Comentários de Enrique Moraes ( Quarta) e Eugênio José (todos os dias).
As boiadas serão da Cia Paulo Emílio, Clase A, BRB Confina, TPQ, João Eduardo e Sem Limites.
Os Salva-Vidas serão Túlio, Lamark e Duda.
A sonorização será da Cia Paulo Emílio de São José do Rio Preto. Sistema de Imagens Lanzoni.
Os juízes serão Leonardo Camargo, Joel Marques e Eliandro de Carvalho.
Na arena uma etapa da Ekip Rozeta, campeonato que vem conquistando seu espaço no Brasil e se mostrado um grande revelador de competidores.
Na programação musical, Pedro Henrique & Fernando e Gustavo Mioto 13, Mato Grosso & Mathias 14, Cristiano Araújo 15 e João Bosco & Vinícius no sábado 16 encerramento da festa.
Os dois primeiros dias quarta e quinta-feira será com entrada franca.
Horários, pontos de vendas, preço de ingresso você encontra no site www.monteaprazivelrodeio.com.br
Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br

14-08-2014 --- VI Exposição Ouro de Minas e Open House do Cavalo Árabe: de 15 a 17 de agosto, em Araxá (MG)
CAVALO ÁRABE

VI Exposição Ouro de Minas e Open House do Cavalo Árabe: de 15 a 17 de agosto, em Araxá (MG)
Campeãs nacionais, garanhões importantes da raça Árabe e matrizes de destaque são as atrações principais da VI Exposição Ouro de Minas do Cavalo Árabe e do V Open House Haras Cruzeiro, programados para 15 a 17 de agosto de 2014, no Tauá Grande Hotel, em Araxá (MG).
A programação dos eventos inclui provas de Performance e Conformação, sob o comando de Pierluigi Rota, com o Open House do Haras Cruzeiro, de propriedade de Leandro Aguiar, no sábado, dia 17 de agosto.
Para João Oscar Guardia, do Núcleo de Criadores do Cavalo Árabe de Araxá, a expectativa é de bom número de conjuntos de qualidade, que representam bem o atual nível da criação do Árabe no Brasil.
“Podemos destacar o número significativo de animais inscritos, cavaleiros e amazonas, além de parceiros e amigos aguardados para participar, visitar e prestigiar este evento, organizado com todo o cuidado e muito carinho pela família Aguiar e seus colaboradores. Com as modalidades de conformação confirmadas, a categoria Halter com batom premiará com troféus os principais destaques femininos”, informa Guardia.
Ele destaca, ainda, as provas de cavalos montados realizadas em parceria com a ANCAF (Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional), iniciativa que proporciona fomento para a raça no Sul de Minas, que “se configura como um dos grandes destaques na criação de cavalos Árabes no Brasil”.
Mais informações sobre as provas de Araxá podem ser obtidas no site da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), no site: www.abcca.com.br


ALEXANDRE FRANCO
(11) 95446-2199

03-08-2014 --- Provas do Cavalo Árabe valorizam programação da ExpoCuiabá,dias 2 e 3/Ago
Provas do Cavalo Árabe valorizam programação da ExpoCuiabá,dias 2 e 3/Ago

O circuito de provas de conformação do Cavalo Árabe movimenta as mais diversas regiões do País e, desta vez, o palco será o Parque de Exposições de Cuiabá (MT), durante a ExpoCuiabá, nos dias 02 e 03 de agosto.
O presidente da Associação dos Criadores de Cavalo Árabe (ACCA) de Mato Grosso, Luiz Gonzaga Malpici S. Filho, informa que na programação estão incluídas as apresentações de Halter (conformação) e Performance.
A expectativa é que em torno de 30 animais participem das provas. De acordo com o presidente da ACCA-MT, “a cada nova competição fica evidente a qualidade dos animais e seu desempenho em pista, o que atrai novos criadores para o Cavalo Árabe”.
Completando a programação do Cavalo Árabe, na noite de 02 de agosto (sábado) será realizada o 3º Open House, fechando o evento com confraternização entre criadores, tratadores, cavaleiros e familiares, numa realização do Haras e Estância Agro Dog.
Programação:
Dia 30/07 (quarta-feira) - Entrada dos animais.
Dia 02/08 (sábado) - Julgamento da raça a partir das 9 horas. / 3º Open House (20h30).
Dia 03/08 (domingo) - Saída dos animais.
Mais informações sobre o Cavalo Árabe no site www.abcca.com.br ou pelo telefone (11) 3674-1744.

03-08-2014 --- Cavalos-atletas Quartos de Milha recebem microchip em campeonato da raça
Cavalos-atletas Quartos de Milha recebem microchip em campeonato da raça

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) deu início à chipagem dos cavalos da raça que competem em suas provas. Os primeiros microchips foram implantados esta manhã (23), no parque de exposições de Avaré, onde está sendo realizado o 37º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho do Quarto de Milha. Durante o evento, que segue até o dia 27, os primeiros 400 animais receberão o dispositivo. A partir de 2015, será obrigatória a implantação de chip para todos os cavalos já no Congresso Brasileiro que será realizado em abril.

De acordo com o superintendente técnico da ABQM, Daniel Costardi, o procedimento é simples e rápido. Durante o evento, o criador ou proprietário solicita a implantação do Chip no estande do Stud Book da ABQM, com um custo de R$ 40 por animal, e encaminha os cavalos para a área de chipagem localizada ao lado da recepção dos animais.

Em menos de um minuto um médico veterinário implanta o dispositivo no pescoço do animal, com aplicação intramuscular, logo abaixo da crina (no ligamento nucal), com a ajuda de um aplicador. O Chip é do tamanho de um grão de arroz e não causa efeitos colaterais. O código de barras presente no chip é único, vinculado ao número do registro na ABQM e a todo o histórico do animal (nome, idade, filiação, características de conformação física, dentre outras informações).

Das próximas vezes que o cavalo chipado der entrada em um evento ABQM a equipe fará a leitura do chip com um scanner de mão e a identificação será imediata. "Daremos agilidade ao processo de identificação na recepção dos animais e na conferência do cavalo antes de entrar em pista para as provas. No futuro o chip também será utilizado para garantia de registro genealógico de cada Quarto de Milha do país", detalha Costardi.

A microchipagem já vem sendo utilizada no país para animais domésticos. Futuramente pretende-se que o método substitua identificações como marca a fogo, a frio e tatuagem. Em alguns países a implantação de chips em rebanhos e planteis é obrigatória. N¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬o Brasil, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) também tornou obrigatória, desde 2010, a microchipagem para todos os animais participantes de concursos nacionais e campeonatos brasileiros.

Serviço
Evento: 37º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha
Data: até 27 de julho
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP)
Realizador: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

Informação à Imprensa

03-06-2014 --- Crianças participam de provas de Quarto de Milh
Crianças participam de provas de Quarto de Milha e garantem a sucessão familiar no segmento
O juiz dá o sinal e lá vai Hugo de Biasi Cabrera, montado em sua égua Conquista Rebell Jay, laçar o boi que corre para o meio da pista. Pouco antes, o garoto de apenas 11 anos se concentrava olhando para um ponto perdido no horizonte segurando firme as rédeas de sua montaria. Com a seriedade de um atleta adulto, Hugo completa a prova, e tão bem que recebe a fivela de campeão da modalidade Laço Cabeça até 13 anos, do 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha, que está sendo realizado em Avaré (SP).
Hugo começou a montar há pouco mais de um ano em Novo Horizonte (SP). Viu um amigo laçando e descobriu que gostava da modalidade. De lá para cá, treina três vezes por semana e já acumula premiações nos eventos oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O pai, Sandro Cabrera não monta e nem cria Quartos de Milha, mas é o maior incentivador do filho e o acompanha em cada prova.
Benefícios
"Disciplina, organização, educação. Tudo melhorou depois que Hugo começou a montar", diz entusiasmado o pai ao explicar as vantagens do esporte equestre para crianças e adolescentes. Nas provas, o garoto aprende a lidar com a concorrência, com a pressão, a controlar o medo, aprende a ser campeão, mas também encontra formas de encarar a derrota e a frustração. "É uma escola de vida completa", explica o instrutor de Hugo, Márcio Pereira Ramazzini que está no ramo há 20 anos.
O instrutor também treina o falante Lucas Castilho, que tem 12 anos de idade, e competindo com Astro Cardenal Boy está classificado para a 8ª Copa dos Campeões Conformação e Trabalho que será realizada pela ABQM, em outubro, também em Avaré (SP). Lucas vem de uma família Quartista e a paixão pelo cavalo já está no sangue. Começou competindo provas de Três Tambores, mas como ele próprio diz "enjoou" e acabou se adaptando melhor ao Laço que é "muito mais legal".
Falando feito gente grande, Lucas conta a dificuldade que é entrar na pista para competir. "Dá medo, um frio na barriga. A gente pensa que não vai conseguir laçar, é muita pressão. Por isso que eu treino de três a quatro vezes por semana". O garoto, como todo bom competidor, também não esquece de destacar as qualidades de seu melhor companheiro, o cavalo Astro. "Ele é calmo no brete, manso, aprende rápido e é muito esperto".
Para que as competição para crianças, adolescentes e jovens tivessem mais uniformidade, a categoria foi dividida em A para competidores até 13 anos e B de 14 a 18 anos. Os pequenos atletas aprovaram a mudança. "Agora eu concorro com cavaleiros da mesma idade. É mais justo", comemora Hugo de Biasi.

Serviço
Evento: 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha
Data: até 27 de julho
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP)
Realizador: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

Legendas fotos:
Creditar como: Divulgação ABQM
Foto 1 - Hugo de Biasi, o pai Sandro (camisa azul) e o treinador Márcio Ramazzini no momento da premiação
Foto 2 - Lucas Castilho montado em seu cavalo Astro Cardenal Boy

22-07-2014 --- A Mieloencefalite
Resumo:



A Mieloencefalite Protozoária Equina (EPM), mais popularmente conhecida como Bambeira, é uma doença neurológica causada pelo agente Sarcocystis neurona, um protozoário transmitido principalmente pelo seu hospedeiro definitivo, o gambá. Esta enfermidade tem como sinais clínicos a incoordenação motora, fraqueza muscular, atrofia muscular, paralisia dos nervos cranianos, porém os sintomas podem variar de acordo com a localização das lesões causadas pelo agente biológico. O diagnóstico consiste em um exame meticuloso para observação da coordenação motora do animal e confirmação a partir do exame "Western Blot" do liquor. O tratamento é realizado com anticoccidianos, antiinflamatórios, analgésicos e vitaminas. A melhor prevenção que há é a restrição dos hospedeiros definitivos aos alimentos e água dos equinos.

22-07-2014 --- O dia-a-dia do bem-estar animal em um campeonato de Quarto de Milha
O dia-a-dia do bem-estar animal em um
campeonato de Quarto de Milha
Nos eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) no país, o bem-estar animal se tornou tema de primeira ordem. Tanto que a Associação instituiu a função de Inspetor de Bem-Estar animal. A equipe de reportagem da ABQM acompanhou um dia na rotina de um inspetor e conta como o trabalho tem garantido o cumprimento de todas as regras que constam no Regulamento Bem-Estar animal da ABQM.
Pelas lentes da câmera fotográfica de Roger Clark nenhum detalhe passa despercebido. Não, Roger não é repórter fotográfico na cobertura do 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha, em Avaré (SP). Ele é inspetor de bem-estar animal da ABQM e sua missão é garantir o cumprimento de todos os itens presentes no regulamento de bem-estar animal da Associação.
Durante todo o dia, Roger roda o Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, onde o evento segue até o próximo domingo (27), e vistoria todas as instalações onde cavalos e bois estejam presentes. Do desembarque dos animais que chegam para as competições, passando pelas baias, currais de bois, áreas de aquecimento e pistas de provas, nenhum local fica sem receber a visita dos olhos atentos de Roger.
"Queremos garantir que os animais envolvidos nos eventos da ABQM tenham condições favoráveis de manejo. Observamos tudo, da alimentação ao controle do estresse animal. Se houver excessos o criador ou proprietário pode ser punido com advertência, suspensão da competição ou exclusão do quadro de associados da ABQM", explica o inspetor. No balanço final, tudo é formatado em um relatório que demonstra a evolução do cumprimento das normas.
Equipe atenta
Se encontra alguma inconformidade, o inspetor orienta e notifica o competidor ou tratador. E a coordenação do evento é informada do fato para as devidas providências. Durante todo o campeonato, os olhos de Roger são multiplicados por 23, número de juízes que estão trabalhando no evento desse ano. Apesar de não serem juízes de bem-estar animal todos observam se as normas estão sendo cumpridas. Os casos adversos são enviados à inspeção do bem-estar animal.
As regras valem para o trato com todos os animais que circulam pelo Parque; cavalos, bois e até os cães pastores que são trazidos pelas comitivas que acampam no local. De acordo com o superintendente geral da ABQM, Celso Minchillo, a função de inspetor de bem-estar animal foi instituída nos eventos da entidade durante o Congresso Brasileiro de Conformação e Trabalho realizado, em abril desse ano, e se tornou regra nos eventos oficiais da entidade.
"A ABQM já aplicava as regras de bem-estar em seus eventos, mas decidiu institucionalizar o tema, colocar as regras em um regulamento e criar uma função. Isso auxilia outros organizadores a terem um parâmetro para executar seus eventos", explica Minchillo. Ele dá o exemplo dos currais que abrigam os bois utilizados em provas de Trabalho, como Laço. São todos dimensionados para comportar, confortavelmente os animais, que recebem água, verde de boa qualidade e atenção de médicos veterinários durante todo o campeonato.
O número de bois alugados também é rigorosamente estudado para que cada animal seja laçado apenas duas vezes durante toda a execução do evento. Sem contar os equipamento de proteção que os animais portam durante as provas. Há ainda um hospital veterinário operando com 11 profissionais em plantão 24 horas. A unidade utiliza equipamentos de última geração que permitem diagnósticos imediatos.

22-07-2014 --- International Pro Rodeo realiza entre os dias 25 e 27 de julho em Atalaia (PR), uma etapa IPR Bulls.
A IPR – International Pro Rodeo realiza entre os dias 25 e 27 de julho em Atalaia (PR), uma etapa IPR Bulls.
O rodeio acontece durante o Atalaia Rodeio Festival, em comemoração aos 54 anos do município de Atalaia (PR).
Uma realização da Prefeitura e Câmara municipal de Atalaia (PR). O município tem aproximadamente quatro mil habitantes é governado por Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva (PT), o ‘Fabinho’.
O presidente da festa é Carlos Eduardo Armelin Mariani, o “Duda”. Pelo segundo ano a IPR retorna a Atalaia que, também terá pelo segundo ano consecutivo os trabalhos do melhor locutor de rodeios do Brasil, Almir Cambra, tetra campeão do Troféu Arena de Ouro.
Os comentários serão de Hugo Andrade. Locução Comercial Francis Carlos. Julgamento de Florisvaldo Sartori e Ronaldo.
As boiadas serão CCP, Cia Rancho JR, Cia Rancho Montana e Cia 2 Poderes. Salva vidas: Catanduva, Piá, Carijó e Dinho. Assessoria Geral Elivandro Marques o “Tibaa”. Direção da etapa Valcedir Birtche o “Dici”
Animação de arena, Garoto Juca. Sonorização Bragato Som, sistema de imagens e iluminação Lelo Produções. Estrutura do evento Costa Jr. Show pirotécnico Mundial Fogos.
Entre os competidores está o atual líder da IPR Jackson Lamim, de Nova Itacolomi (PR). Presença garantida também de Diego Borges, de Santo Antônio do Aranguá (SP), atual campeão da IPR.
Haverá também a prova feminina dos Três Tambores, Laço em Dupla e Rodeio em Carneiros.
Na programação musical, Marcos & Belutti, 25, Jeann & Julio, 26 e Leo & Giba dia 27.
Informações pelo telefone (44) 9107-0687
Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br

21-07-2014 --- Provas de Tambor concentram mais de 50% das inscrições do Campeonato Nacional do Quarto de Milha
Provas de Tambor concentram mais de 50% das inscrições do Campeonato Nacional do Quarto de Milha
Preferida dos atletas, provas de Tambores serão executadas
2.130 vezes nas pistas de velocidade de Avaré (SP)
Sucesso entre as provas equestres que serão realizadas no 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha, as provas de Tambores concentraram mais de 50% de todas as inscrições do evento. No período de amanhã (19) a 27 de julho, as provas de Tambores serão realizadas 2.130 vezes nas pistas de velocidade do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), onde será realizado o campeonato.
“Serão sete dias dedicados a julgamentos de provas de Tambor”, explica entusiasmado o diretor de eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Chico Garcia. Ele conta que a modalidade Tambor é uma das que mais evoluiu entre as provas de velocidade do Quarto de Milha. “Há 20 anos, nossa média de tempo de execução de um percurso com três tambores era de 19 segundos. Hoje, há competidores, cavaleiros e cavalos, que realizam o mesmo percurso em 16 segundos”, diz o diretor.
Para ele, isso é resultado de um trabalho muito dedicado de criadores, proprietários e competidores na preparação de cavalos-atletas Quarto de Milha. “As competições equestres se tornaram extremamente profissionais. Atrás de um cavalo atleta tem um grupo de profissionais altamente qualificado para dar bons resultados. E tudo influencia nos resultados: o pedigree, a campanha, a criação, a nutrição, a preparação física do animal”, explica.
As provas de Tambor são cronometradas e todos os competidores realizam o mesmo percurso. “Assim, a disputa fica mais homogênea e equilibrada”, garante Chico Garcia. Ganha quem o completar o percurso em menos tempo e sem cometer infrações como, por exemplo, esbarrar no tambor ou derruba-lo. Esse ano, a modalidade Tambores será dividida em 29 categorias que levam em consideração aspectos como idade do cavaleiro e pontuação.
O campeonato
O Campeonato Nacional é o maior evento da raça Quarto de Milha no país e promoverá, nos nove dias de campeonato, competições em 18 modalidades. As provas serão realizadas em três pistas. Duas delas abrigarão as provas de Cinco e Três Tambores, Seis Balizas, Laço - Cabeça, Laço - Pé, Laço de Bezerro Técnico e Cronômetro, Laço em Dupla, Breakaway Roping, Ranch Sorting, Western Pleasure, Working Cow Horse e Team Penning. A terceira pista será dedicada a modalidades de Rédeas e Apartação.
Sobre a ABQM – Fundada em 1969, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 83 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. Quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 440 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o “cavalo da família”, o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 20 modalidades diferentes) e docilidade (em algumas modalidades participam crianças com idade a partir de cinco anos).

20-07-2014 --- Hospital veterinário atende com estrutura de ponta durante campeonato do Quarto de Milha
Com plantão 24 horas, o hospital veterinário montado no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), tem estrutura de ponta para atender os mais de dois mil animais que estão competindo na 37ª edição do Campeonato Nacional. De hoje até o dia 27 de julho, uma equipe de 11 profissionais vão atender animais que eventualmente precisarem de cuidados veterinários.
O médico veterinário oficial dos eventos da ABQM, Reinaldo de Campos, explica que, como toda competição, os atletas estão sujeitos a ferimentos, não é diferente com os animais-atletas das provas equestres. Campos conta que os casos mais frequentes são de claudicação (manqueira), cólica, suturas, pequenos acidentes de transporte e problemas respiratórios devido à mudança de clima, sobretudo em animais de outros estados e não estão acostumados às temperaturas mais baixas.
Paciente equestre
Enquanto conversava com a equipe de reportagem, uma égua que sofreu uma torção no boleto, no aquecimento de uma prova de Tambor, chegou ao hospital para receber atendimento. A ultrassonografia foi feita na hora, em um aparelho portátil. Ligado a um computador, o aparelho gera uma imagem instantânea da pata ultrassonografada o que agiliza o diagnóstico.
O veterinário medicou o animal e comunicou ao responsável que ele não tinha mais condições de competir. O laudo segue para organização das provas, por escrito e assinado pelo responsável, e o animal é retirado da competição. Até o final do evento a égua ficará sob os cuidados do hospital e o dr. Reinaldo fará duas visitas diárias à baia para medicá-la e acompanhar sua recuperação.
"Os laudos saem na hora ou no mesmo dia para exames clínicos. Animal sem condição de competir, não compete. Não permitimos. E todo cavalo que passa pelo hospital é acompanhado até o fim do campeonato por mim e pela minha equipe", explica o médico veterinário. Ele diz que todos os anos uma média de 8% dos animais inscritos no campeonato passam pelo hospital para pequenos atendimentos.
"Aqui garantimos que sejam bem tratados e medicados. Orientamos os tratadores durante o período de observação do paciente e estamos preparados até para intervenções maiores", diz Reinaldo que é especialista em Cirurgia e Clínica ao mostrar a ambulância equipada para procedimentos cirúrgicos.
O Campeonato
O Campeonato Nacional é o maior evento da raça Quarto de Milha no país. Durante os próximos oito dias o evento promoverá competições em 18 modalidades. As provas estão sendo realizadas em três pistas. Duas delas abrigarão as provas de Cinco e Três Tambores, Seis Balizas, Laço - Cabeça, Laço - Pé, Laço de Bezerro Técnico e Cronômetro, Laço em Dupla, Breakaway Roping, Ranch Sorting, Western Pleasure, Working Cow Horse e Team Penning. A terceira pista é dedicada a modalidades de Rédeas e Apartação.

Serviço
Evento: 37º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha
Data: de hoje até 27 de julho
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP)
Realizador: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

Fotos em anexo: Creditar como: Divulgação ABQM
Foto 01 - O atendimento ao animal é feito com precisão pela equipe comandada pelo Dr. Reinaldo Campos
Foto 02 - Médico veterinária analisa a torção no boleto do animal
Foto 03 - A ultrassonografia é feita na hora e é acompanhada pela equipe e o responsável pelo animal

20-07-2014 --- JD Yates alcança melhores pontuações do Laço Cabeça Sênior e Junior no Campeonato Quarto de Milha
JD Yates alcança melhores pontuações do
Laço Cabeça Sênior e Junior no Campeonato Quarto de Milha
O cavaleiro norte-americano JD Yates conquistou as maiores notas nas finais do Laço Cabeça Sênior e Junior, do sábado (19), durante o 37º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha. Montando Bonny Freckles Lef, na categoria Sênior, o cavaleiro alcançou a pontuação de 224,5. Já com Heavens Gun, no Laço Cabeça Junior, chegou aos 225 pontos.
JD é um cavaleiro de renome internacional. Acumula mais de 30 títulos em provas Quarto de Milha, entre eles o de melhor do mundo, conquistado no mundial do ano de 2000. Entusiasmado com o campeonato brasileiro, JD Yates diz que o evento conseguiu reunir cavaleiros de alto nível e que o Brasil tem se destacado internacionalmente pela qualidade de seus treinadores.
No Brasil, JD Yates tem uma parceria com o também cavaleiro Lincoln Figueiredo, de Presidente Prudente (SP), proprietário destes animais pontuados. Meses antes das provas, JD vem ao Brasil treinar os animais de Lincoln e também os monta. O proprietário elogia a trajetória do profissional no mundo Quarto de Milha e diz que a união entre um excelente cavaleiro e cavalos de alto nível têm rendido bons resultados.
Lincoln considera Heavens Gun um destaque de seus animais de esporte. Aos seis anos de idade e entrando na reprodução, o cavalo tem demonstrado ser um promissor futuro garanhão. "É um cavalo completo. Já era destaque no Laço Pé, mas começamos a treiná-lo em Laço Cabeça e foi muito bem".
Em relação a Bonny Freckles LEF, Lincoln explica que é um animal que vai muito bem no Laço Pé (cronômetro) e começou a ser treinado há dois anos nas provas técnicas, obtendo bons resultados. O Bonny foi o melhor da temporada passada recebeu o troféu do ABQM Awards no Laço em Dupla.
Parceria
Nos Estados Unidos, Lincoln Figueiredo e JD Yates possuem em sociedade dois cavalos que estão classificados para as provas de Laço Pé, Bezerro e Cabeça do Mundial da American Quarter Horse Association (AQHA), que será realizado em Oklahoma, em novembro. As expectativas de JD para o mundial são boas e adianta que os animais estão preparados para alcançar resultados satisfatórios.
Serviço
Evento: 37º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha
Data: até 27 de julho
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP)
Realizador: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM

16-07-2014 --- Em entrevista Prata da casa fala sobre a pressão de competir no Rio Preto Country Bulls

Em entrevista Prata da casa fala sobre a pressão de competir no Rio Preto Country Bulls
Entre os dias 23 e 27 de Julho acontece em São José do Rio Preto, São Paulo, a 18ª edição do Rio Preto Rodeo Country Bulls. Uma realização da Cia Paulo Emílio, um dos eventos mais bem Em 2014 completo setes anos fazendo cobertura deste rodeio e pude testemunhar o crescimento e a excelência do evento. Entre as diversas atrações, montarias em touros com Monster Energy PBR.
Aos 22 anos de idade, sete como competidor de rodeio na modalidade touros, Edmilson Gonçalves, não viaja para a etapa da próxima semana. A razão é muito simples. Natural de São José do Rio Preto, Edmilson, compete em casa. E para quem acha que isso é confortável, está muito enganado.

O competidor busca um resultado positivo, bom, em casa, isso ainda não aconteceu. Fui conversar com ele sobre a pressão e a responsabilidade de fazer bonito em casa. Confira Entrevista.

EJ: Quem o incentivou a entrar neste mundo arriscado de montarias em touros?
EG: Desde criança gostei de rodeio e assistir montarias. Para lhe falar a verdade, ninguém me incentivou. Conheci um amigo – talvez ele seja indiretamente o incentivador – que me levou para montar em um bezerro, por brincadeira, gostei e continuei.

EJ: Qual foi sua maior conquista na carreira?
EG: Meu primeiro título dentro do campeonato da PBR Brasil, que foi na cidade de Divinópolis (MG) no ano de 2012.

EJ: Quando se fala em enfrentar touros bravos, imaginamos contusões. Existiu um momento “negro” na sua carreira?
EG: Por mais que, a gente cuide, sempre estamos expostos ao perigo. Logo no começo da carreira quando quebrei a perna, fique um bom tempo parado, pensei até em desistir.

EJ: Quando se escolhe um esporte, no seu caso o rodeio, existem projetos e sonhos. Quais os seus?
EG: SE eu pudesse fazer um escala, em primeiro lugar seria ser campeão brasileiro pela PBR Brasil, posteriormente competir nos EUA, disputando o campeonato mundial pela PBR/USA.

EJ: Qualquer garoto que pense em jogar bola hoje, busca inspiração no Neymar. Quem era o “Neymar” das arenas, seu ídolo em quem você se inspirou?
EG: Como disse acima, gostava de assistir vídeos, em especial do Adriano Moraes, tricampeão mundial pela PBR, ele foi minha maior inspiração. Mas, admiro também, Robson Palermo tricampeão da etapa final da PBR em Las Vegas . Talvez meu atual “Neymar” das arenas seja Silvano Alves, bicampeão mundial da PBR. Estes são meus ídolos.

EJ: Como é a experiência de montar em casa, com os amigos, familiares tudo ali bem pertinho e querendo ver sua vitória? Existe uma cobrança por uma vitória sua em Rio Preto?
EG: E como! É claro que todos meus amigos e familiares querem a minha vitória em Rio Preto, mesmo com um pouco de pressão fico tranquilo, tento fazer meu papel, montar bem, não só aqui, mas em todos os outros eventos, um dos meus sonhos é ser campeão na minha cidade, e não desisti dele.

EJ: Acompanhei suas participações nos últimos anos e podemos dizer que, não deu certo. Quando e qual tombo te deixou mais decepcionado?
EG: Ano passado, eu apelei (toquei a mão no touro) na noite de sábado no touro ‘Honrado’ da Cia Euripinho Solo. Eu tinha vencido todos os touros anteriores, se tivesse conseguido vencer esse, eu iria para a final e disputaria a fivela de campeão. Fiquei faz chateado, posso apelar ou cair todas semana, porém, em casa dói um pouco mais.

EJ: Presenciei sua vitória em Pilar do Sul, você está montando bem e, já chegou a ser líder do campeonato e está entre os favoritos, atualmente na terceira posição. Você acha que isso (Estar brigando pelo título) possa deixar você mais focado ‘em outra coisa’ fazendo com que seu rendimento seja melhor em casa?
EG: Estou montando pelo campeonato e quero ser campeão brasileiro. O problema é que tem mais 35 competidores que também querem. Vou dar meu máximo na arena de do Rio Preto Country Bulls, quero buscar o melhor resultado, mas quero também poder sair de lá bem pontuado e quem sabe até liderando para continuar da disputa deste título que, como falei é um dos meus sonhos.
Programação Musical do Rio Preto Country Bulls
Na quarta-feira, 23, rodada nobre filantrópica com Rio Negro & Solimões, Fiduma & Jeca, Tony & Kléber, Victor & Matheus, Zé Neto & Cristiano e Victor Hugo & Americano. No dia 24, Gustavo Lima, dia 25 Luan Santana, dia 26 Zezé Di Camargo & Luciano e Fernando & Sorocaba e dia 27 Cristiano Araújo.
Informações:
Compra de Camarotes Numerados: (17) 99771-3645
Camarotes Empresariais: (17) 3222-4499 / 3233-0366 / 98107-2525
Facebook: www.fb.com/countrybulls
Site: www.countrybulls.com.br

Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br


Att,

Eugênio José – MTB: 67.231/SP
18 9748-4838

www.eugeniojose.com.br

Entre os dias 23 e 27 de Julho acontece em São José do Rio Preto, São Paulo, a 18ª edição do Rio Preto Rodeo Country Bulls. Uma realização da Cia Paulo Emílio, um dos eventos mais bem Em 2014 completo setes anos fazendo cobertura deste rodeio e pude testemunhar o crescimento e a excelência do evento. Entre as diversas atrações, montarias em touros com Monster Energy PBR.
Aos 22 anos de idade, sete como competidor de rodeio na modalidade touros, Edmilson Gonçalves, não viaja para a etapa da próxima semana. A razão é muito simples. Natural de São José do Rio Preto, Edmilson, compete em casa. E para quem acha que isso é confortável, está muito enganado.

O competidor busca um resultado positivo, bom, em casa, isso ainda não aconteceu. Fui conversar com ele sobre a pressão e a responsabilidade de fazer bonito em casa. Confira Entrevista.

EJ: Quem o incentivou a entrar neste mundo arriscado de montarias em touros?
EG: Desde criança gostei de rodeio e assistir montarias. Para lhe falar a verdade, ninguém me incentivou. Conheci um amigo – talvez ele seja indiretamente o incentivador – que me levou para montar em um bezerro, por brincadeira, gostei e continuei.

EJ: Qual foi sua maior conquista na carreira?
EG: Meu primeiro título dentro do campeonato da PBR Brasil, que foi na cidade de Divinópolis (MG) no ano de 2012.

EJ: Quando se fala em enfrentar touros bravos, imaginamos contusões. Existiu um momento “negro” na sua carreira?
EG: Por mais que, a gente cuide, sempre estamos expostos ao perigo. Logo no começo da carreira quando quebrei a perna, fique um bom tempo parado, pensei até em desistir.

EJ: Quando se escolhe um esporte, no seu caso o rodeio, existem projetos e sonhos. Quais os seus?
EG: SE eu pudesse fazer um escala, em primeiro lugar seria ser campeão brasileiro pela PBR Brasil, posteriormente competir nos EUA, disputando o campeonato mundial pela PBR/USA.

EJ: Qualquer garoto que pense em jogar bola hoje, busca inspiração no Neymar. Quem era o “Neymar” das arenas, seu ídolo em quem você se inspirou?
EG: Como disse acima, gostava de assistir vídeos, em especial do Adriano Moraes, tricampeão mundial pela PBR, ele foi minha maior inspiração. Mas, admiro também, Robson Palermo tricampeão da etapa final da PBR em Las Vegas . Talvez meu atual “Neymar” das arenas seja Silvano Alves, bicampeão mundial da PBR. Estes são meus ídolos.

EJ: Como é a experiência de montar em casa, com os amigos, familiares tudo ali bem pertinho e querendo ver sua vitória? Existe uma cobrança por uma vitória sua em Rio Preto?
EG: E como! É claro que todos meus amigos e familiares querem a minha vitória em Rio Preto, mesmo com um pouco de pressão fico tranquilo, tento fazer meu papel, montar bem, não só aqui, mas em todos os outros eventos, um dos meus sonhos é ser campeão na minha cidade, e não desisti dele.

EJ: Acompanhei suas participações nos últimos anos e podemos dizer que, não deu certo. Quando e qual tombo te deixou mais decepcionado?
EG: Ano passado, eu apelei (toquei a mão no touro) na noite de sábado no touro ‘Honrado’ da Cia Euripinho Solo. Eu tinha vencido todos os touros anteriores, se tivesse conseguido vencer esse, eu iria para a final e disputaria a fivela de campeão. Fiquei faz chateado, posso apelar ou cair todas semana, porém, em casa dói um pouco mais.

EJ: Presenciei sua vitória em Pilar do Sul, você está montando bem e, já chegou a ser líder do campeonato e está entre os favoritos, atualmente na terceira posição. Você acha que isso (Estar brigando pelo título) possa deixar você mais focado ‘em outra coisa’ fazendo com que seu rendimento seja melhor em casa?
EG: Estou montando pelo campeonato e quero ser campeão brasileiro. O problema é que tem mais 35 competidores que também querem. Vou dar meu máximo na arena de do Rio Preto Country Bulls, quero buscar o melhor resultado, mas quero também poder sair de lá bem pontuado e quem sabe até liderando para continuar da disputa deste título que, como falei é um dos meus sonhos.
Programação Musical do Rio Preto Country Bulls
Na quarta-feira, 23, rodada nobre filantrópica com Rio Negro & Solimões, Fiduma & Jeca, Tony & Kléber, Victor & Matheus, Zé Neto & Cristiano e Victor Hugo & Americano. No dia 24, Gustavo Lima, dia 25 Luan Santana, dia 26 Zezé Di Camargo & Luciano e Fernando & Sorocaba e dia 27 Cristiano Araújo.
Informações:
Compra de Camarotes Numerados: (17) 99771-3645
Camarotes Empresariais: (17) 3222-4499 / 3233-0366 / 98107-2525
Facebook: www.fb.com/countrybulls
Site: www.countrybulls.com.br

Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br


Att,

Eugênio José – MTB: 67.231/SP
18 9748-4838

www.eugeniojose.com.br

16-07-2014 --- Campeonato Brasileiro de Quarto de Milha
Inédito: Campeonato Brasileiro de Quarto de Milha
selecionará competidores para circuito americano
Pela primeira vez, os grandes ganhadores das provas oficializadas pela American Quarter Horse Association (AQHA) e que serão realizadas durante o 37º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha, em julho em Avaré (SP), vão se classificar para o campeonato americano. As provas da AQHA receberam 751 inscrições e serão realizadas, de 19 a 27 de julho, junto com o campeonato brasileiro.
Os ganhadores estarão classificados para competir o Campeonato Americano que esse ano será na cidade de Oklahoma, de 7 a 22 de novembro. O diretor de esportes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, organizadora do Campeonato Nacional, Chico Garcia explica que para competir nos Estados Unidos o ganhador brasileiro precisa ser sócio da AQHA e participar com um Quarto de Milha registrado na Associação Americana.
Em 15 anos de realização de provas oficializadas pela AQHA no Brasil essa é a primeira vez que a associação americana classifica cavaleiros ganhadores daqui para o campeonato nacional americano. Chico Garcia lembra que todo o plantel Quarto de Milha brasileiro é formado de descendentes do plantel americano. “Os primeiros Quartos de Milha que chegaram ao país foram importados de lá. Por isso, a importância de a AQHA ter reconhecido essa descendência genética”.
Provas oficializadas AQHA
Junto ao Campeonato Nacional serão realizadas competições em 11 modalidades oficializadas pela AQHA: Cinco e Três Tambores, Laço - Cabeça, Laço - Pé, Laço de Bezerro Técnico, Ranch Sorting, Western Pleasure, Working Cow Horse, Team Penning, Rédeas e Apartação.
Sobre a ABQM – Fundada em 1969, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 83 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. Quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 440 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o “cavalo da família”, o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 20 modalidades diferentes) e docilidade (em algumas modalidades participam crianças com idade a partir de cinco anos).
Sobre a AQHA - Fundada em 1940 a American Quarter Horse Association (AQHA), tem sede em College Station, Texas. Em 1946, a AQHA se transferiu para Amarillo, Texas, onde se encontra até hoje, tornando-se a maior associação de criadores do mundo, com cerca de 400 mil sócios e mais de cinco milhões de cavalos registrados, divididos em 43 países, representando 52% dos equinos em todo o mundo.

Serviço
Evento: 37º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha
Data: 19 a 27 de julho
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP)
Realizador: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)
Informação à Imprensa

Contatos: Jornalista Responsável – Altair Albuquerque
Coordenação: Fabrício Trevisan
Atendimento: Francila Calica
(11) 3039-4100; (11) 9 4884-6198
francila@textoassessoria.com.br
ABQM
(11) 3864-0800 – São Paulo

15-07-2014 --- Marcio Atalla dá dicas de como preparar um campeão
Marcio Atalla dá dicas de como preparar um campeão
para provas de Quarto de Milha
Sucesso no quadro “Medida Certa” do programa Fantástico, da Rede Globo, Marcio Atalla vai conferir de perto o maior campeonato Quarto de Milha do país
Há poucas semanas do maior evento esportivo do cavalo Quarto de Milha do Brasil, o professor de educação física, especialista em treinos de alto rendimento e estrela do quadro “Medida Certa”, do Fantástico, da Rede Globo de televisão, Marcio Atalla, mergulhou no mundo do Quarto de Milha para dar dicas de como preparar um cavaleiro-atleta campeão.
Atalla marcará presença durante o 37º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha, que será realizado em Avaré (SP), de 19 a 27 de julho, pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).
Durante o Campeonato as provas vão exigir habilidade, concentração, treino diário e, acima de tudo, um trabalho de preparação digno de verdadeiros atletas. Estar preparado para competir as modalidades hípicas de alto desempenho exige um trabalho dedicado de condicionamento físico e nutrição. Para Marcio Atalla, o trabalho de preparação de um cavaleiro tem de privilegiar o fortalecimento das regiões lombar e abdominal, pernas e glúteo, que são áreas do corpo do atleta mais exigidas.
“Como o contato entre cavaleiro e animal é muito intenso, o cavaleiro deve ter um excelente condicionamento cardiovascular. O animal sente as batidas do coração do cavaleiro e seu stress, quanto mais calmo ele parecer melhor para o desempenho do animal”, explica Atalla.
Atalla também explica que os cuidados nutricionais de um cavaleiro não diferem de qualquer outro atleta de alto rendimento. “Alimentação equilibrada, com uma quantidade mínima de proteína, aliadas a atividades aeróbicas conseguem garantir um peso pena para os cavaleiros”, orienta. De resto, é treino, dedicação, foco, equilíbrio e perseverança.
O campeonato
O resultado de todo esse trabalho será conferido de perto por Marcio Atalla no Campeonato Nacional, que é o maior evento da raça Quarto de Milha no país. Serão nove dias de campeonato com competições em 18 modalidades. As provas serão realizadas em três pistas. Duas delas abrigarão as provas de Cinco e Três Tambores, Seis Balizas, Laço - Cabeça, Laço - Pé, Laço de Bezerro Técnico e Cronômetro, Laço em Dupla, Breakaway Roping, Ranch Sorting, Western Pleasure, Working Cow Horse e Team Penning. A terceira pista será dedicada a modalidades de Rédeas e Apartação.
Sobre a ABQM – Fundada em 1969, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 83 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. Quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 440 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o “cavalo da família”, o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 20 modalidades diferentes) e docilidade (em algumas modalidades participam crianças com idade a partir de cinco anos).
Fotos em anexo:
Foto 1, 2, 3: Marcio Atalla em sua Clínica em São Paulo
Crédito: Arquivo ABQM

Serviço
Evento: 37º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha
Data: 19 a 27 de julho
Local: Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP)
Realizador: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

07-07-2014 --- Competidor de vence quarta etapa na temporada pelo CRP
Competidor de vence quarta etapa na temporada pelo CRP
Fora quatro dias de muita disputa dentro da arena. Pude acompanhar pela primeira vez um etapa do Circuito, e pude ver muitas qualidades
Terminou no último domingo, 07, a 14ª etapa do Circuito Rancho Primavera, realizada na cidade de Ribeirão Claro, no Paraná, durante a 18ª FESCAFÉ. Após quatro dias de rodeio o competidor Sergio Henrique, de Braúna (SP) foi o grande campeão.
Com uma equipe extremamente organizada, o Circuito dispõe de uma ‘área reservada’ aos juízes que trabalham sentados fora da arena tendo mais tranquilidade de raciocínio e observação durantes as montarias.
Pelas redes socais são cinco pessoas trabalhando, um fotógrafo de montarias, dois filmadores que também tiram foto e ainda outra pessoas digitando pela página do facebook montaria por montaria. Um WIFI exclusivo e de qualidade para dar suporte a todo essa equipe. E externamente um Web designer elabora todas as artes. Bom nesse caso chego eu como a sexta pessoa fazendo textos semanais
Em sua maioria as etapas tem a transmissão ao vivo pela internet pelo www.marresom.com.br, nesta etapa foi feito um ‘Pré Rodeio’ um bate papo antes das montarias realizado pelo locutor Joca, Rogério Paitl comentarista e idealizador do circuito e por mim presente neste evento.
O grande destaque do campeonato é a Associação TOP10, onde dez tropeiros selecionados disputam semana a semana a permanência do CRP. Os três piores ficam de fora da próxima etapa e ainda 50% do cachê são distribuído em diárias, o que elevou o nível de boiadas.
Um ‘entrosamento’ muito grande entre competidores e touros. Por ser praticamente os mesmos touros todas as semanas, os competidores tem a oportunidade de estarem assistindo, estudando e ou até mesmo enfrentando os animais, isso reflete na arena, com um percentual altíssimo de aproveitamento, no sábado, por exemplo, 64% dos competidores venceram seus touros.
Nesta etapa a equipe ficou em um local particular, chegando lá todos os quartos estavam com os nomes das respectivas pessoas pregados na porta, são detalhes que fazem nós profissionais do rodeio muito felizes e valorizados. E para finalizar a pontualidade, para iniciar o evento, com abertura objetive e tempo de duração das montarias programado para não cansar que estava nas arquibancadas. Fiz o teste, assisti o rodeio dois dias das arquibancadas.
Nas montarias a vitória do de Sergio Henrique, e Braúna (SP). Ele é o recordista em vitórias da temporada, quatro, igualando o recorde da temporada passada do campeão Adriano Ramos.
Sergio começou o rodeio como líder, marcando 90,50 pontos, empatados na primeira noite. Manteve a liderança na segunda noite, mas, caiu para quinto lugar no sábado.
Já na semifinal após montar “Free Lance’ e marcar a melhor nota, 87,25 pontos, voltou a liderança. Na final ele enfrentou coração da Cia Califórnia e com 90,75 pontos, a maior nota de todo o evento garantiu o título.
Sergio tem um discurso tímido, mas essa tranquilidade faz dele um dos fortes candidato aos título. (Escute entrevista http://bit.ly/1sngtLH )
O líder Fábio Eleutério, de Mira estrela continua a frente do campeonato pela oitava etapa seguida.
Fábio teve altos e baixos no rodeio. Após o segundo round, Ele estava na sexta posição, atrás de seus concorrentes, no sábado chegou a vice-liderança.
Na semifinal seu touro pulou sem sedem, ele tirou uma nota baixa, todos esperavam ele pegar um animal reserva, isso não aconteceu.
Estrategista e mostrando ter conhecimento do sorteio dos outros competidores, entrou na final em quinto lugar, venceu o touro executivo da Cia Bela Vista e terminou em quarto lugar.
Foram realizadas as modalidades Três Tambores, com Tânia Saldanha, de Assis (SP) com campeã e cavalos estilo Cutiano com Alexandre do Carmo de Araçariguama (SP) com campeão.
O campeonato volta na primeira semana de agosto. Fiquei feliz em participar deste evento, conhecer de perto este campeonato e saber que existem muitas pessoas do Brasil lutando pela evolução do nosso rodeio, e uma delas é o Rogério Paitl.
Redes socais do Circuito
Site www.circuitoranchoprimavera.com.br
Facebook www.fb.com/circuitoranchoprimavera
Instagram http://instagram.com/circuitoranchoprimavera
Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br

07-07-2014 --- Raça Árabe

Raça Árabe
O cavalo árabe é indiscutivelmente o mais bonito de todos.

É único no caráter e na aparência. Também é a raça mais pura e antiga, tendo sido cuidadosamente criada ao longo de milhares de anos.
Confira algumas das principais características da Raça Árabe:

1. Cabeça: Perfil côncavo, olhos afastados e cabeça quase triangular.

2. Pescoço: Possui o Mitbah, uma junção arqueada que permite o movimento da cabeça livremente em todas as direções e o fácil fluxo de ar aos pulmões.

3. Garrote: O pescoço encurva-se graciosamente no garrote e as espáduas encontram-se de forma distinta.

4. Corpo: Dorso ligeiramente côncavo, o lombo forte e a garupa comprida e nivelada.

5. Cauda: A raíz da cauda está colocada alta na garupa. Em movimento mantém-se arqueada.

6. Cor: O alazão, o tordilho, o castanho e o preto são as cores do pêlo do cavalo árabe.

7. Membros: Membros rígidos e magros, tendões claramente definidos e movimento admiravelmente livre.

04-07-2014 --- Campeão ensinará sobre a modalidade Cutiano em curso de montarias
Campeão ensinará sobre a modalidade Cutiano em curso de montarias
O competidor Marcelo Araújo, de Colina (SP), estará ministrando curso de montarias no Interior de São Paulo.
Em 2014 foi o ano da nova fase do rodeio em cavalos estilo Cutiano no Brasil. Mesmo sendo a modalidade mais antiga, pois, foi através dela que tudo começou no Brasil. Afinal o rodeio e a modalidade Cutiano nasceram juntos. Ainda não haviam regras.
A Ekip Rozeta criou a Copa Rozeta para incentivar a modalidade. Todos os juízes estão seguindo a nova regra, inclusive com animal reserva. Barretos este ano vai realizar uma competição Sub20, com competidores nascidos acima de 94.
E a ideia de realizar um curso para preparar a nova geração do Cutiano é algo mais do que oportuno.
O curso será realizado no município de Itajobi entre nos dias 27 e 28 de setembro, na propriedade da Cia 2 Irmãos, no Bairro Agua Limpa em Itajobi (SP).
O instrutor será Marcelo Araújo, ganhador de 21 motos, 05 carros, campeão em Jales, Colorado, Poloni, Pérola, entre tantos outros títulos pelo Brasil. Atualmente Marcelo está se aposentando das montarias e está se destacando como juiz da modalidade Cutiano.
O curso terá inicio no dia 27 ás 9:00hs e terá aulas teóricas e praticas e com vagas limitadas. Será fornecido pouso e alimentação
Informações e inscrições:
(11) 9 8351 – 7165 – Eduardo ou e-mail eduardolope@gmail.com
(19) 9 9664 – 8535 – Marcelo
(17) 9 9775 – 3617 – Michel
Por Eugênio José – MTB:67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br

02-07-2014 --- Parceria inédita: Land Rover estará presente no 37º Campeonato
A marca britânica Land Rover estará presente pela primeira vez no Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha, que este ano chega a sua 37ª edição. A marca montará uma pista off road para teste drive dentro do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), onde será realizado o Campeonato. Entre os dias 19 e 27 de julho, as pessoas que comparecerem ao parque poderão conhecer a linha completa de veículos no estande da Land Rover.
Toda linha Land Rover estará representada na exposição. Na pista off road, o Freelander, o Discovery e o Evoque poderão ter seus desempenhos testados ao limite. Os veículos Land Rover possuem capacidade de carga e reboque que atendem às necessidades de criadores e proprietários de quarto de milha, com excelente adaptação ao mundo off road das propriedades rurais.
O Campeonato
O Campeonato Nacional é o maior evento da raça Quarto de Milha no país e promoverá, nos nove dias de campeonato, competições em 18 modalidades. As provas serão realizadas em três pistas. Duas delas abrigarão as provas de Cinco e Três Tambores, Seis Balizas, Laço - Cabeça, Laço - Pé, Laço de Bezerro Técnico e Cronômetro, Laço em Dupla, Breakaway Roping, Ranch Sorting, Western Pleasure, Working Cow Horse e Team Penning. A terceira pista será dedicada a modalidades de Rédeas e Apartação.
Nesta edição, o campeonato já recebeu mais de 5,4 mil inscrições com a participação de dois mil animais Quarto de Milha. A premiação superará R$ 1 milhão. Junto com as provas do Campeonato Nacional também será realizado o Campeonato Oficial da American Quarter Horse Association (AQHA), valendo pontos para o ranking de criadores e competidores da raça.
Sobre a ABQM – Fundada em 1969, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 83 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. Quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 440 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o “cavalo da família”, o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 20 modalidades diferentes) e docilidade (em algumas modalidades participam crianças com idade a partir de cinco anos).
Sobre a Jaguar Land Rover - A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido, que contempla duas marcas ícones da indústria automotiva britânica: Land Rover, líder mundial de veículos utilitários premium, e Jaguar, um dos principais fabricantes de carros sedãs e esportivos de luxo. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, conta com mais de 26 mil colaboradores no mundo e comercializa seus produtos em 176 países. Possui cinco unidades fabris, sendo quatro no Reino Unido e uma que está em construção na China, bem como uma unidade de montagem local recém-inaugurada na Índia. Presente há mais de 20 anos no Brasil, a Jaguar Land Rover conta com 35 concessionárias e já anunciou que planeja inaugurar sua fábrica em Itatiaia/RJ em 2016.
Foto em anexo: Range Rover Evoque o modelo da marca britânica Land Rover mais vendido no Brasil.
Creditar como: Divulgação Land Rover
Informação à Imprensa

Contatos: Jornalista Responsável – Altair Albuquerque
Coordenação: Fabrício Trevisan
Atendimento: Francila Calica
(11) 3039-4100; (11) 9 4884-6198
alexandre@textoassessoria.com.br
ABQM
(11) 3864-0800 – São Paulo

02-07-2014 --- Prezados associados da ABQM, este comunicado é de seu interesse!
Em virtude da exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), referente à Instrução Normativa nº 57, de 11 de dezembro de 2013 (IN 57/2013), que visa o estabelecimento de critérios e requisitos para o credenciamento e monitoramento de laboratórios públicos ou privados, para a realização de diagnósticos da Anemia Infecciosa Equina e do Mormo, estes deverão possuir certificação pelo Inmetro.

O prazo limite para envio da documentação dos laboratórios ao MAPA foi até o dia 30 de junho de 2014. Desta forma, informamos que a partir do dia 1 de julho de 2014, todos os laboratórios de diagnósticos animais do Brasil encontram-se descredenciados pelo MAPA, aguardando a liberação do credenciamento que se dará através da divulgação através de Diário Oficial da União.

Informamos que a ABQM entrou em contato com o MAPA e, segundo a entidade governamental, os laboratórios que enviaram suas documentações de credenciamentos dentro do prazo estipulado, terão a liberação ainda no decorrer desta semana.

A ABQM continuará acompanhando o assunto e informando os seus associados, que também podem acompanhar os laboratórios que estão credenciados, através do site:

http://www.agricultura.gov.br/animal/laboratorios/laboratorios-por-area-de-atuacao/diagnostico-animal-laboratorios-credenciados

25-06-2014 --- ÚLTIMAS VAGAS PARA O CURSO DE LAÇO PÉ E LAÇO CABEÇA, COM OS MELHORES LAÇADORES DO BRASIL.
ÚLTIMAS VAGAS PARA O CURSO DE LAÇO PÉ E LAÇO CABEÇA, COM OS MELHORES LAÇADORES DO BRASIL.
ATENÇÃO: O LOCAL ONDE SERÁ MINISTRADO O CURSO SERÁ NO CT SERGIO PIRES, SAÍDA PARA NOVE VENEZA, DEPOIS DO CAMPUS DA FEDERAL.
LAÇO CABEÇA COM RODRIGO PAOLIELLO ( DIGUIN) :
7 x Campeão Nacional
10 x Campeão congresso Brasileiro
3 x Campeão Potro Futuro
3 x Campeão Copa dos Campeões
LAÇO PÉ COM RAFAEL PAOLIELLO (XIFRIN)
13 x Campeão Nacional
18 x Campeão Congresso Brasileiro
18 x Campeão Potro Futuro
12 x Campeão Copa dos Campeões
VALORES: 500,00 para sócio da AGQM
600,00 não sócio da AGQM
DATAS: 27 e 28 de junho, das 8h às 18h
LOCAL: CT SERGIO PIRES
Cidade: GOIÂNIA - GO
VAGAS LIMITADAS, PAGAMENTO ADIANTADO!!!
Informações: 62 32033713 ou 62 84796532

04 e 05 de julho --- Curso de Laço Bezerro com MARIO FRANCISCO
Curso de Laço Bezerro com MARIO FRANCISCO DIAS, ganhador de vários títulos na ABQM e ANLB. Conceituado no meio, como um dos melhores treinador de cavalo.
Data: 04 e 05 de julho
Local: Rancho TS - saída para Nerópolis / GO
Valores: 500,00 para sócio da AGQM
600,00 para não sócio da AGQM
VAGAS LIMITADAS!!!
Infomações : 62 32033713 ou 62 84796532

25-06-2014 --- Companhia Tony Nascimento realiza Etapa IPR Bulls no Espirito Sant
Companhia Tony Nascimento realiza Etapa IPR Bulls no Espirito Santo
A IPR – International Pro Rodeo, realiza entre os dias 27 e 29 de Junho, etapa IPR Bulls em Cachoeiro do Itapemirim (ES).
Uma realização da Prefeitura e Câmara Municipal de Cachoeiro do Itapemirim, com Organização da Companhia de Rodeios Tony Nascimento.
O rodeio acontece dentro da tradicional Festa do Cachoeiro, e dentro da programação da 67ª Expo Agropecuária de Cachoeiro do Itapemirim.
O município está localizado no sul do estado, e têm aproximadamente 210 mil habitantes. É governado por Carlos Roberto Casteglione Dias, prefeito reeleito em seu segundo mandato, faz a festa para a população inteira.
A Festa do Cachoeiro, além de rodeio na Expo Agropecuária, abrange torneio de futebol, baile de Gala, encontro de corais, tarde de Rock, uma extensa programação, em vários pontos da cidade, não só no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa onde serão realizadas as montarias.
A organização do rodeio tem assinatura da Companhia Tony Nascimento, dona de toda a estrutura da festa, que traz também na arena além de montarias em touros e etapa IPR Bulls, um dos melhores shows de cavalos adestrados do país, comandados por Lilian Karla e o cavalo Mandarim.
O evento terá a locução de Francioli Silva, de Uberaba (MG), que foi o locutor da novela Paraíso da Rede Globo de televisão. Junto com o locutor está o DJ Japa, um dos melhores do Paraná.
Outra atração será do humorista ‘Paçoca’ de Rondonópolis (MT), garantindo o humor na arena.
Destaque no estado do Espirito Santo, o Juiz Wanderson Souza, de Cariacica (ES), será responsável por todo o julgamento.
Tradição nos rodeios da companhia o rodeio em Cutiano é um show a parte, com animais extremamente qualificados para salto. A madrinheira será Fátima Araújo.
No trabalho de mídia do evento estará Gabriela Nascimento, fotógrafa, e Ellen Rocha, repórter fazendo todas as entrevistas do evento.
Garantindo o segurança dos competidores estão os salva-vidas Thiago e Maluquinho. A direção da etapa será de Alisson Catanduva.
Informações no site www.cachoeiro.es.gov.br e www.fb.com/InternationalProRodeo
Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br
Foto: Gabriela Nascimento

24-06-2014 --- Abertas inscrições para o 37º Campeonato Nacional do cavalo Quarto de Milha
Abertas inscrições para o 37º Campeonato Nacional
do cavalo Quarto de Milha

Estão abertas as inscrições para o 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), será realizado de 19 a 27 de julho, no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), e será aberto ao público. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de junho e a expectativa é de que, nesta edição, o campeonato receba cerca de 5,5 mil inscrições com a participação de 2,5 mil animais Quarto de Milha. A premiação superará R$ 1 milhão.

O Campeonato Nacional é o maior evento da raça Quarto de Milha no país e promoverá, nos nove dias de campeonato, competições em 18 modalidades. As provas serão realizadas em três pistas. Duas delas abrigarão as provas de Cinco e Três Tambores, Seis Balizas, Laço - Cabeça, Laço - Pé, Laço de Bezerro Técnico e Cronômetro, Laço em Dupla, Breakaway Roping, Ranch Sorting, Western Pleasure, Working Cow Horse e Team Penning. A terceira pista será dedicada a modalidades de Rédeas e Apartação.

Para essa edição, a organização do evento realizou uma série de melhorias nas pistas, baias e no formato de acompanhamento e assessoria para cada prova. O superintendente geral da ABQM, Celso Minchillo, explica que associação finalizou os projetos de drenagem das pistas e abriu mais espaço para as baias. Também foram construídas uma pista de treinamento e uma área de aquecimento para a modalidade Três Tambores.

Na organização, a novidade será a presença de um gerente de pista acompanhando cada prova. "Esse gerente orientará as equipes, fará o monitoramento das pistas, identificará com antecedência os imprevistos e fará as provas fluírem", esclarece Minchillo. Ele acrescenta que na pista de velocidade, para provas de Três Tambores e Seis Balizas, haverá uma comissão composta por competidores e criadores. O grupo irá receber as sugestões e queixas dos participantes e encaminhará à ABQM para soluções imediatas. "Faremos que a comunicação entre competidores e Associação seja mais rápida. E os problemas que porventura ocorrerem serão resolvidos ainda durante a competição", diz Minchillo.

Junto com as provas do Campeonato Nacional também será realizado o Campeonato Oficial da American Quarter Horse Association (AQHA), valendo pontos para o ranking de criadores e competidores da raça.

Leilões
Além das provas programadas também haverá a realização do Circuito Oficial de Leilões chancelados pela ABQM. Serão sete remates (ver agenda abaixo), com cerca de 350 animais ofertados. Celso Minchillo acredita que o resultado dos leilões seguirá a boa tendência do mercado, que está aquecido.

Programação de leilões
Dia 20/07 – Leilão Amigos do Trabalho - 19 horas
Dia 21/07 - Leilão JBF Ranch e Convidados – 19 horas
Dia 22/07 – 8º Parceiros de Raça e Convidados - 19 horas
Dia 24/07 – 15º Leilão WV, 18 horas
Dia 25/07 – 10º Leilão Caruana e Convidados, 20 horas
Dia 26/07 – 9º Leilão Haras Sacramento e Convidados, 14h30
Dia 26/07 – 4º Leilão Belinatto & Romanelli, 19 horas


Informação à Imprensa

Contatos:
Jornalista Responsável – Altair Albuquerque
Coordenação: Fabrício Trevisan
Atendimento: Francila Calica
(11) 3039-4100; (11) 9 4884-6198
alexandre@textoassessoria.com.br
ABQM
(11) 3864-0800 – São Paulo

22-06-2014 --- Francisco Garcia assume departamento de esportes da ABQM
Francisco Garcia assume departamento
de esportes da ABQM

Francisco Garcia acaba de assumir o departamento de Esportes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Os mais de 400 eventos envolvendo a raça Quarto de Milha no Brasil, oito deles promovidos pela, agora passarão integralmente pela supervisão do engenheiro agrônomo, já com larga experiência como jurado oficial em eventos nacionais e internacionais da raça.
Chico Garcia, como é conhecido, assume a nova função em um cenário virtuoso. Atualmente, os eventos Quarto de Milha são os principais do segmento equino no país e movimentam milhões ao ano em negócios. Somente no Congresso Brasileiro da ABQM deste ano, realizado em abril, em Avaré (SP), um dos maiores eventos do calendário esportivo anual da raça Quarto de Milha, foram movimentados R$ 11,5 milhões. O mercado de leilões da temporada passada chegou à cifra de R$ 170 milhões.
Sobre a ABQM – Fundada em 1969, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 83 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. Quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 440 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o “cavalo da família”, o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 20 modalidades diferentes) e docilidade (em algumas modalidades participam crianças com idade a partir de cinco anos).

16/06/2014 --- Lock Dash Toll Car entra para a história da raça ao vencer o GP ABQM Potro do Futur
O Jockey Club de Sorocaba (SP) foi palco neste sábado, 14 de junho, da grande final do 37ª GP Potro do Futuro e dos Grandes Prêmios Rei e Rainha da Velocidade e o Consolação Potro do Futuro, eventos oficiais da ABQM e organizados pelo Jockey Club, além dos três Páreos Especiais.
Recebendo um grande púbico, o evento contou com a presença do presidente da ABQM, Marcelo Waldemarin Ferreira e a primeira dama, Camilla Ferreira, além do vice-presidente Érico Franciscato Braga. O Jockey estava representado pelo presidente Érico Braga e o Centro Hípico do Oeste pelo presidente Ovídio Vieira Ferreira, além de outros diretores de ambas entidades.
Oito produtos de dois anos de idade estiveram em busca deste inédito título do Potro do Futuro, correndo na distância dos 402 metros e disputando a bolsa de R$ 230 mil.
Em vibrante chegada, o animal Lock Dash Toll Car (Lock To Load x Lady Fishers Jet, por Fishers Dash) sagrou-se campeão, superando seus oponentes e cruzou o disco em 21s96, tendo em seu lombo o jóquei J. Carvalho. Treinado por L. S. Borges, este castanho é da criação e propriedade da Agropastoril Haras Carrera.
Com a ausência de Joca Calfat, proprietário do animal, por estar em viagem, o treinador L. S. Borges fez vários elogios: “Ele é um potro muito corredor e proporcionou esta grande alegria para todos do Haras Carrera. Foi uma vitória muito importante, pois é filho da primeira geração do Lock To Load e já nos proporciona está grande conquista. Já avisei o Joca e ficou muito emocionado”. O treinador informou que é o segundo Potro do Futuro que vence. “Já havia conquistado este GP com o Dash Dancer e é uma grande satisfação em trabalhar com a família. Estou no Haras Carrera há 34 anos e temos uma grande amizade”.

No Consolação deu Kradak For Me
Com quatro potras em pista, o Consolação Potro do Futuro foi vencido por Kradak For Me SA (Corona For Me x Charlotte Bryan , por Blazen Bryan), em 21s87, sendo pilotada por A. Silva e treinada por R. Rosa. Essa castanha pertence ao Stud Azzurra Luis- G. Sartori e é da criação de Gianni Franco Samaja.

A coroa de GP Rei ficou com First To Jess
Em busca do tão almejado título de Rei da Velocidade, oito animais que obtiveram os melhores tempos nas classificatórias, disputaram a bolsa de R$ 100 mil. O GP teve a dobradinha do Haras Brasil, com o primeiro posto ocupado pelo importado First To Jess (First To Shine x Copaunos Jess, por Mr Jess Perry), que percorreu a distância dos 301 metros em 16s54, sendo conduzido por A. Andrade. Já seu companheiro de cocheira, Ultimate Corona (Devons Signature x Corona Kool, por First Down Dash), conduzido por A. Silva chegou em 16s59. Ambos animais treinados por M. Praxedes.
“É uma vitória inédita que ficará marcada na história do Haras Brasil. A alegria é imensa, pois iniciei nas corridas do Quarto de Milha em 2010 e já sou vencedor deste tão importante Grande Prêmio”, revelou Wagner de Souza, proprietário do campeão First To Jess e titular do Haras Brasil. “Para aumentar ainda mais minha satisfação, de quebra conquistei também com o Ultimate Corona o segundo lugar”.

Abram passagem para sua majestade a Rainha “Golden Stone”
Outra dobradinha ocorreu também no GP Rainha da Velocidade, com o pelotão formado por oito animais em busca da bolsa de R$ 100 mil, desta feita com as éguas pertencentes ao Haras São Matheus e treinadas por M. C. Cruz. A campeã foi Golden Stone (SC Chiseled In Stone x Darlin Bryan PK, por Blazen Bryan), conduzida por A. Cavalcanti, que marcou 16s61 nos 301 metros. A outra foi Itália Gold (Gold Medal Jess x Jusjumpim, por Chicks Beduíno) conduzida por R. Pereira marcando 16s72.
“A Golden Stone é uma égua muito boa e a vitória foi muita emocionante, embora pensasse que seria a Itália Gold que chegaria em primeiro. Fazer dobradinha num páreo desta qualidade não é fácil, enalteceu o criador Ovídio Ferreira. “Para nossa satisfação, é quarta vez que o Haras São Matheus conquista este título”.

Para mais informações: www.jockeyclubdesorocaba.com.br
Por: Abdalla Jorge Abib (direto do Jockey Club de Sorocaba)
Fotos: Jaqueline Silva/ Eduardo Custódio

14/06/2014 --- Paraná fecha mais um campeonato
O VII Campeonato de Tambor e Baliza do Paraná concluiu mais um ano, realizando sua 4ª etapa em Maringá (PR). O evento contou com 850 inscrições e mais de R$ 135 mil em premiação.
A equipe organizadora da NBHA-PR relata que, mesmo com as fortes chuvas, as provas mostraram bom andamento nas pistas cobertas.
Os destaques da etapa foram: Lauri Goulart montando The Secret Ta Fame, que fez o melhor tempo dos Três Tambores (17s003) no GP Aim Ta Fame. Ele levou para casa um carro Zero Km. Nas Balizas, Vagner Simionato e Redneck Daisy incendiaram a pista com tempo de 19s651 na categoria Exibição.
O conjunto Evaldo Rocha e Starlight Shady faturou o prêmio de melhor aproximação, com diretito a outro carro Zero Km. Essa prova estava valendo para quem mais se aproximasse do seu melhor tempo nas três etapas anteriores. Evaldo Rocha calibrou certinho no pé, e conseguiu inacreditáveis 6 milésimos de segundo do seu melhor tempo.Na somatória Amador / Jovem, quem subiu no alto do pódio foi Hugo Cesar Ribeiro e Dona Jay Bar S, obtendo 51s854 na soma dos melhores tempos da 4ª etapa.
Dos vitoriosos desse campeonato, três terão a chance de representar o Estado e o País em competições de grande renome. Hugo Cesar Ribeiro representará o Brasil no mundial da Geórgia nos EUA. Já Vagner Simionato e Edson José da Silva, vão representar o Paraná no Haras Raphaela na Copa dos Estados.A primeira etapa do VIII Campeonato será em setembro, juntamente com o II Brazilian Slot Race e o IV Leilão Rancho Faria e Convidados.
Foto: Estúdio Hugo Lemes

13/06/2014 --- Grandes Prêmios no final de semana
As finais dos GPs ABQM Potro do Futuro, ABQM Rei da Velocidade e ABQM Rainha da Velocidade estão programadas para sábado, dia 14 de junho, no Jockey Club de Sorocaba.
Das 12h30 às 13h correrão os Páreos Especiais Ana Dantas Ranh e Haras Santa Maria. A grande final do GP Rei da Velocidade está marcada para às 13h30, 3º páreo, onde cinco potros de 2 anos disputarão o título nos 301 metros. Às 14h, oito potras correm pela vitória do GP Rainha da Velocidade. Haverá também o Páreo Especial Rancho das Américas – homenagem ao sr. José Nelson Fakri, às 14h30. E, às 16h, 7º páreo, será realizado o XXXVII GP ABQM Potro do Futuro, com oito animais de 2 anos na disputa dos 402 metros.
Após as corridas terá início, no tattersall, o Leilão Ana Dantas Ranch, com sua sétima edição The Dream Of Speed, com 41 lotes de especial genética para Corrida, Tambor e Vaquejada.
Mais informações: www.jockeyclubdesorocaba.com.br

13/06/2014 --- Final do Campeonato Estadual RJQM
A última etapa do 28º Campeonato Estadual de Tambor e Baliza foi realizada pela Associação do Quarto de Milha do Rio de Janeiro nos dias 6 a 8 de junho, na Hípica Sapucaia (RJ).
A 5ª etapa fechou a temporada de 2013/2014, numa parceria de realização da RJQM com o Rancho 3D e a 2ª edição do GP Angolano Beaver, premiando R$ 130 mil aos vencedores. Foram mais de 750 inscritos em três dias de provas.
Pela categoria, a Exibição, o conjunto formado por Breno Marchon Heringer e o castrado Wingof Liberty VT (Missin James x Miss Question IT FF por Dont Question IT) causou sensação quebrando o recorde da pista com o tempo de 17,373 segundos em meio a 80 inscritos. Na categoria Cavalo Iniciante, o treinador paulista Marcos Monzinho faturou o título com o potro Moon Victory LW (Victory Fly VM x Miss Top Moon por Lady´s Moon), marcando o único tempo de 17 segundos entre os animais de geração 2010, 17s643.
Outro destaque do evento foi o treinador do Ycambi Ranch, Nivaldo Almeida que arrebatou as três principais categorias do evento. Na Aberta Júnior montou Genghis Brown 3D (EF Triunfo Shady x Demasia Star por Apollo VM) e foi o grande campeão com o tempo de 17s867. Na Aberta Sênior, montou a espetacular Zirconita 2F (El Shady Zorrero x Bianca EB 33 por Trouble Two Times, quebrando pela segunda vez no dia o recorde da pista com 17s292. E no GP Angolano Beaver, com mais de 230 passadas, Nivaldo e Zirconita foram os mais rápidos novamente marcando 17s467, faturando a premiação mais alta do evento.
Entre os amadores da modalidade de Três Tambores, os destaques ficaram por conta de Vinicius Genelhu Araújo Lacerda, que também sobre a sela de Zirconita, venceu a Amador com o tempo de 17s476 , e de Maria Izabel Diniz, a Bebel, que montou o já consagrado Eastwind Playboy B2B (Playboys Goldust x Opera Boy por Silver Boy WJ) e venceu a Amador Master.

Pelos jovens, Breno Marchon faturou a Jovem B montando Wingof Liberty VT no tempo de 17s404. Na Feminina foi a paulista Keila Suelen Aparecida de Mendonça montando Lucky Wrangler Shady (Charging Wrangler x Blue Shady por Shady Leo) quem se destacou com o tempo de 17s560.
Na modalidade de Seis Balizas, o destaque absoluto ficou por conta de Gabriel de Paula montando Go Away Bar CV (Playboys Goldust x Doçura KRB por Sucesso SKR), que fez o único tempo de 19 segundos do evento (19s933), faturando o GP Angolano Beaver com mais de 60 inscritos. Leandro Madeira montando Shady Cash Blue AGR (Missin James x ST Carambola por El Shady Zorrero) foi o campeão da 2D com o tempo de 17s970. E na 3D, Rogério Ramos e Negrita Times (To Times Black Z x Doc´s Negrita por Doc´s Surprise) fizeram 18s483.
O campeonato estadual premiou com mais de meio milhão de reais os presentes das cinco etapas e contou com mais de 2 mil inscrições.
Para resultados completos: www.sgpsistema.com e www.rjqm.com.br
Fotos: Nelsinho Servilheira

09-06-2014 --- 3ª etapa do Circuito Cearense
O Circuito Cearense de Tambor e Baliza entra na reta final. Nos dias 13 e 14 de junho, será realizada a terceira e última prova, na pista do Haras Bomar, em Aquirz (CE), casa do atual recordista, Beto Neves.

De acordo com a diretoria do Núcleo Cearense do Cavalo de Trabalho (NCCT), o evento deverá ultrapassar casa de 1.000 inscrições em um só circuito.

“Já na primeira prova, o evento bateu recordes de público, inscrições, tempo, premiações e também em patrocínios. Depois foi a vez de bater o recorde de tempo de uma das melhores pistas do certame cearense, a pista do CT Flavio Silveira”, comentam os organizadores.

O Diretor de Marketing do Núcleo, Tércio Alcoforado, diz que os números obtidos nas provas são frutos colhidos de um trabalho de anos, e completa: “O grande diferencial deste ano, isso sim é inovador, é a premiação oferecida e o apoio dos patrocinadores, principalmente dos proprietários de haras cearenses - Haras Primavera, Haras Marinheiro, Haras Claro, Haras New Cruxaty e o homenageado da noite de sábado, o criador e competidor, Moacy Maia, titular do Haras Trapiá. Muitos competidores sabem da excelente condição da pista e estão aquecendo suas máquinas a fim de baterem seus próprios recordes e, até quem sabe, levar uma das três motos oferecidas no Tira Teima”.

As provas do NCCT no Ceará são homologadas pela ABQM, Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. A diretoria do NCCT, que promove o Circuito, tem constantemente agradecido a todos que, de uma forma ou de outra, têm contribuído para o crescimento do esporte na região.

Haras Bomar – Estrada Coluna Cascavel, Km1 - Aquiraz, CE (próximo ao Jockey Club Cearense

09/06/2014 --- ‘Resumão’ de Abril da Ekip Rozeta; confira quando Luciano Castro chegou a liderança
Estamos no começo de junho, e mês de maio já se foi, e Luciano Castro é o líder absoluto da Ekip Rozeta. Isso não era assim em Abril. Vamos voltar dois meses e revisar ou reviver o mês que o projetou para a liderança do campeonato que mais cresce no Brasil.



Após a etapa de Colorado, no Paraná, em Março, Ailton Amorim, o Pit Bull, de José Bonifácio liderava.



Luciano de Castro, que fez história em Colorado, marcando a maior nota do evento e terminando na terceira posição começou o primeiro de abril – e não era mentira – na sexta posição no ranking;



A cidade paulista de Itaporanga foi a primeira a realizar evento no mês de Abril. Era a 10ª etapa do campeonato, uma etapa Van Gogh, menos pontos na premiação, mas Cláudio Marcelino, de Ribeirão dos Índios (SP), foi o campeão, segunda vitória de Marcelino na temporada, ele que foi duas vezes vice-campeão no auge do campeonato em 2012 e 2013.



A companhia Original do Macarrone, foi a grande campeã da etapa, e seu touro Fim de noite foi o melhor do evento. Luciano Castro foi terceiro neste evento.



Na semana seguinte, a 17ª Festa do Peão de Edealina, realizou uma etapa Premium. Rodrigo Almeida conseguiu sua primeira vitória da temporada. Enquanto a Cia Nova Era do Dayton venceu como melhor boiada e melhor touro, foi Mensageiro da mesma boiada. Luciano Castro não entrou na final ficando na sétima posição.



A próxima semana trouxe três etapas da Ekip Rozeta. Em Minas Gerais, a Expo Patro, em Patrocínio, realizou uma etapa Premium, Dener Barbosa, de Paulo de Faria, conseguiu sua primeira vitória da temporada. O campeão pela Ekip Rozeta em 2012 passou 2013 praticamente recuperando de contusão. Luciano Castro ficou em sexto lugar.



A Cia Fábio Vargas, foi eleita a melhor boiada, a primeira vitória da Cia em 2014. Blindex, da Cia Terremoto, atual campeão da Ekip Rozeta, foi eleito o melhor touro.



Enquanto isso, no estado de São Paulo, em Itaberá, que também realizou etapa Van Gogh, Jeremias Gomes, de Pilar do Sul (SP) foi o campeão. Cia Shalon venceu como melhor boiada e o touro Sem Destino do Turquinho como melhor touro.



Já no Mato Grosso do Sul, acontecia a terceira etapa daquela semana. No 12ª Rodeio União de Brasilândia. O paranaense Anderson de Oliveira, de Santo Inácio (PR), foi o grande campeão. O touro Sinueiro, da Cia Azarias foi eleito o melhor touro, e a Cia Azarias que é de Três Lagoas também foi a campeã.



Na última semana do mês, e já pegando a primeira semana de maio, duas etapas Diamante, o terceiro sistema numa escala de cinco, que mais pontua.



Em Minas Gerais, na cidade de Lagoa Formosa, na Festa do Feijão, José Carlos dos Santos, de Laranjeiras (SE), conquistou sua primeira vitória na temporada. Já a Companhia Fábio Vargas, conquistou a segunda vitória em 2014, se projetando como uma das candidatas ao título de melhor boiada. Quem também mostrou que veio pra brigar, ou melhor, defender o título foi o touro Blindex da Cia Terremoto que ganhou o segundo rodeio na temporada.



Enquanto isso no Paraná, acontecia em Pérola a 16ª Etapa da temporada. Fechando o mês de Abril, em especial este resumo, já que nesta semana pegou a primeira de maio, o ex-catador de papelão, Fernando da Conceição de Pilar do Sul (SP), campeão da etapa final da Ekip Rozeta, foi o grande campeão.



O touro Prejuízo do Amor da Cia Euripinho Sollo ganhou como melhor touro, enquanto a Cia Shalon do Juninho Boneti ganhava sua segunda fivela na temporada.



E foi neste evento que Luciano Castro, revelação da Ekip Rozeta em 2013, conquistou a liderança da competição após terminar na terceira posição. Até aquele momento ele não havia vencido nenhuma etapa.



Fazendo um balanço dos dez primeiros colocados neste mês.



Mantiveram posição: Rodrigo Almeida (2º) e Sergio Sobral (5º).



Perderam posições: Ailton Amorim (3º), Cláudio Marcelino (4º). Anderson Oliveira (7º), Danilo Torres (8º).



Ganharam posições: Keny Roger (6º), e o Líder Luciano de Castro que subiu cinco posições.



Saíram dos dez primeiros, Rafael de Brito (12º) e Sergio Henrique (14º).



Entraram entre os dez primeiros: Dener Barbosa (9º) e Josimar Laureano (10º)



Nesse primeiro resumo, Dener Barbosa foi o competidor que mais subiu posições, ele entrou abril na (25ª) posição e terminou começou maio como nono.



Mais uma vez gostaria de lembrar que esse é um resumo do mês de abril incluindo a primeira semana de maio. Na primeira semana de julho, volto com o resumo de maio, com o intuito de levar aos fãs do campeonato mais inteirados com as atletas dos oitos segundos.







A Ekip Rozeta está apenas com uma página no Facebook: www.fb.com//EKIPROZETAOFICIAL



Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br
Eugênio José – MTB: 67.231/SP
18 9748-4838
www.eugeniojose.com.br




Twitter: http://twitter.com/eugeniojose
FB: http://fb.com/eugenioses
http://youtube.com/eugeniojoses

09/06/2014 --- Cinco motivos para você acompanhar o Rio Preto Country Bulls 2014
Entre os dias 23 e 27 de Julho acontece em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, um dos mais importantes rodeios deste Brasil, o Rio Preto Country Bulls.

O evento é realizado e localizado na capital do profissional de rodeio. –São José do Rio Preto. Um grande percentual dos profissionais de rodeio e empresas ligadas ao meio residem lá. Em contrapartida o evento aquece de forma significante a cidade, em especial os ramos de hotelaria que se expande até as cidades da região.
Separai então aqui CINCO MOTIVOS para você acompanhar ou continuar acompanhando um dos três melhores eventos do Brasil.
1 – É um EVENTO SOLIDÁRIO, já em seu primeiro dia, 23, acontece de forma solidária, reunindo vários artistas em um só show. No lançamento da festa, foram distribuídos, para mais de dez entidades dos mais diversos ramos de atuação. Os ingressos foram doados para as entidades que os vendem e ficam com a renda para manutenção de vossos projetos. E ainda neste mesmo dia do evento – o primeiro – os ingressos são vendidos nas bilheterias a preços populares, dando a oportunidade para as famílias com menos renda acompanhar pelo menos, um dia da festa.
2 – É ORGANIZADO PELA CIA PAULO EMÍLIO, do empresário e tropeiro Paulo Emílio Marques, com histórico consagrado dentro e fora do rodeio. Paulo é um dos poucos profissionais do rodeio brasileiro com reconhecimento nacional, fora do meio country. Morando em São José do Rio Preto, lutou muito para que sua cidade tivesse um rodeio de qualidade. Não poupou investimento, dedicação e persistência para que a festa chegasse ao nível que chegou.
3 – O Evento tem o AVAL DA SOCIEDADE RIO-PRETENSE, já virou tradição na cidade, envolve todos os níveis econômicos do município. São empresários que patrocinam, são empresas que adquirem camarotes para premiar e incentivar seus funcionários. Da arena a área VIP, a população comparece em peso, independente de nível social e econômico, uma festa celebrada por todos. Um ponto de encontro, as vezes até para realização de negócios.
4 – A QUALIDADE DE ARENA sempre foi a grande marca do Rio Preto Country Bulls. O evento mantém uma parceria com a PBR Brasil, há vários anos. Será realizada uma etapa Monster Energy PBR. É concentrado um forte investimento neste setor, afinal São José do Rio Preto, possui um público exigente e participativo nas montarias. Além de montarias em touros com narração de Rafael Villela e Umberto JR, será realizada a prova infantil do rodeio em carneiros e a prova feminina dos três tambores.
5 – Toda festa boa tem música boa, e os SHOWS DE ALTO NÍVEL no Rio Preto Country Bulls não deixa ninguém parado. O evento vem em crescente, a não há como realizar shows medianos. Todos os anos sobem ao palco somente cantores do alto escalão da música sertaneja. Para 2014, o sábado com certeza será o ponto forte da festa com as duplas Zezé Di Camargo & Luciano e Fernando & Sorocaba. Confira a programação completa no site: www.countrybulls.com.br
Informações:
Compra de Camarotes Numerados: (17) 99771-3645
Camarotes Empresariais: (17) 3222-4499 / 3233-0366 / 98107-2525
Facebook: www.fb.com/countrybulls
Site: www.countrybulls.com.br
Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br








Att,



Eugênio José – MTB: 67.231/SP

18 9748-4838



www.eugeniojose.com.br



Twitter: http://twitter.com/eugeniojose

FB: http://fb.com/eugenioses

YouTube: http://youtube.com/eugeniojoses

09/06/2014 --- Classificatórias movimentam o JCS
No sábado, dia 31 de maio, o Jockey Club de Sorocaba realizou as classificatórias do XXXVII GP Potro do Futuro, GP Rei da Velocidade e GP Rainha da Velocidade, além do Páreo Especial Haras São Matheus.
No GP ABQM Potro do Futuro, 19 animais Quarto de Milha de dois anos hípicos disputaram os 402 metros em quatro páreos em busca da classificação.
Os que obtiveram os oito melhores tempos foram classificados: Opositora Dash (Royal Quick Dash x Talktone), conduzida por A.R. Lima e treinada por V.B. Silva fez 21s99 - propriedade de Jorge Maluf Neto; Runaway Quick Dash (Royal Quick Dash x Her She Kisses), marcando 22s22, montada por A. Silva, treinada por R. Rosa é de propriedade de Paulo de Queiroz Nobre; Loack Dash Toll Car (Loack To Load x Lady Fishers Jet), propriedade de Agropastoril Haras Carrera, fez 21s97 com J. Carvalho e treinamento de S. Borgesda; Klin (Trisk x Entitle), propriedade do Haras Flor do Campo, com 22s05 se classificou, sendo conduzido por J.D. Pereira, treinado por J.A. Gomes; Only Ease (Nordick Only VM x La Poderosa), propriedade de Cláudio Machado Rocha, com 21s67 - o menor tempo das classificatórias do Potro do Futuro – teve a condução de F. Maciel e treinamento de P. Beck; Streak Of Ease (A Streak Of Cash x Ticket To Paradise), de propriedade de Roberto Sylvio Abdalla, pilotado por A. Dutra e treinado por J.A. Gomes, cruzou a linha de chegada em 21s76; Max Miracle (Dean Miracle x She’s Signed), propriedade de Eládio Benevides, fez 21s99 com Y. Sousa, treinamento de J. Bispo; Korega For Me SA (Corona For Me x Dercy Bryan), de propriedade de Luís Meneghel Neto, com 22s03, conduzida por D.Leopoldino e treinada por V.B.Silva.
Em busca do tão almejado título de Rei da Velocidade, 11 animais entraram em pista nos 301 metros, classificando-se para a final apenas os oito melhores: Ultimate Corona (Devons Signature x Corona Kool), de propriedade do Haras Brasil, conduzido por A. Silva e treinado por M. Praxedes, cruzou a linha de chegada em 16s60; Joke Appeals (Appeals King Special x Ava Triger Beduino), de propriedade de Claudio Machado Rocha, marcou 16s78 comandado por F. Maciel e treinado pelo P.Beck; Ninja Dash (A Streak Of Cash x Money Is Tolltac), de propriedade do Haras São Matheus, com 16s80 também se classificou, conduzido por R. Pereira e treinado por M. C. Cruz.
E no segundo páreo das classificatórias ocuparam uma vaga na final: Uísque Verde (Check HM Out x Pinky Powder Puff), propriedade do Stud dos Amigos, marcando 16s63 com M. Magalhães e treinamento de J. Macedo; First To Jess (First To Shine x Copaunos Jess), de propriedade do Haras Brasil, cruzou em 16s65 conduzido por A. Silva e treinado por M. Praxedes; Nadal Magic (Check HM Out x Sabina Magic), de propriedade de João José de Barros, fez 16s71 com M. B. Sampaio, treinado por M. Sampaio; Gana In Stone (SC Chiseled In Stone x Gana Apollo MRL), de propriedade do JB Ranch, fez os 301 metros em 16s82 conduzido por Y. Sousa e treinado por J. Bispo; Dealer A Bono AZ (Ereke Jass x Maquina Vista), de propriedade do Stud Azurra e Luis Sartori, fez 16s87 com E. Pereira e treinamento de R.Rosa.
Em uma bela disputa, 11 fêmeas Quarto de Milha de Corrida desfilaram pelas raias e na disparada dos 301 metros, em busca da classificação no GP ABQM Rainha da Velocidade. Oito éguas se classificaram para a final que distribuirá R$ 100 mil de Bolsa, sendo elas: Itália Gold (Gold Medal Jess x Jusjumpim) conduzida por R. Pereira e treinada por M. C. Cruz, do Haras São Matheus marcou 16s70; Olinda Chick SLN (King Corona x Olinda Vista) com E. Pereira cruzou a linha de chegada em 16s90, treinada e de propriedade de Rivail Rosa; Carmelita Cash ZO (Shazoom x Fabulous Knockout) com 16s91 também se classificou conduzida por V. A. Sousa e treinada por M. Sampaio, de propriedade de Ziguiomar Ongaratto; Number Of Glory (Hail Corona x Blazen Of Glory) com 16s88 sob a condução de A. P. Oliveira e treinamento de J. Bispo e propriedade de Ralph Lima Terra; Miss Patriot Dash (Game Patriot x Spicy Quick Darr) fez 16s86 com A. Andrade, treinamento de M. Praxedes, de propriedade do Haras Brasil; Miss Merry Tool (Picasso Tool x A Streak Of Merry), conduzida por R. Pereira marcou 16s91, treinada por M.C.Cruz e de propriedade do Haras São Matheus, que também classificou Golden Stone (SC Chiseled In Stone x Darlin Bryan PK), conduzida por P.Santos e treinada por M. C. Cruz, marcando 16s96. E completando o páreo da final, Galant Granite (Granite Lake x Mama Signed ) se classificou também com 16s96, conduzido por E.R.Alves e treinado de S.R. Sousa, de propriedade de Antonio Lirio Simon.
E entre as classificatórias também ocorreu o Páreo Especial Haras São Matheus, com a participação de sete animais inéditos, sendo a grande campeã: Blush Mighty SLN (Mighty Corona x Due To Blush), conduzida por E.Pereira, que cruzou a linha de chegada em 16s64. A égua é treinada por R.Rosa e de propriedade de Roy Roger Mendez Castedo.
A disputa agora é na grande final que distribuirá uma Bolsa total de R$ 450 mil para os três Grandes Prêmios.
Para mais informações: www.jockeyclubdesorocaba.com.br

06/06/2014 --- Porto Alegre receberá o 1º Campeonato de Paleteada e Campereada
A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, receberá no dia 7 de junho o 1º Campeonato de Paleteada e Campereada. O evento será realizado na sede do Núcleo de Porto Alegre, a Cabanha Figueira, e as inscrições podem ser feitas no local e são limitadas a 30 duplas para a Paleteada. Além de as provas serem Credenciadoras, também haverá premiação com um troféu e o valor que represente 20% do que for arrecadado nas inscrições.

A concentração terá início às 8h do sábado e as inscrições estarão abertas neste mesmo horário, para que às 9h tenha início a prova de Paleteada. O valor das inscrições é de R$120 reais por dupla, na Paleteada, e por trio na Campereada. Os sócios que estiverem com pagamento em dia junto ao Núcleo de Porto Alegre receberão o desconto de 50% no valor da inscrição, e uma parceria com o Núcleo de Viamão possibilita que a inscrição dos sócios do mesmo seja no valor de R$90 reais por prova.

O Núcleo solicita que interessados em participar das provas enviem seus dados e dos animais para o e-mail ncccpasecretaria@gmail.com, e enfatiza o fato de que a Cabanha Figueira dispõe de acomodações tanto para pessoas quanto para animais, e que interessados em passar a noite no local devem entrar em contato antecipadamente com Claudio Fraga, através do telefone (51) 9984-6969.

Mais informações podem ser obtidas com através dos telefones (51) 9953-7965 (Fabiana), (51) 8163-7550 (Cássio) e (51) 9984-6969 (Claudio), ou através dos e-mails nccc.portoalegre@gmail.com ou ncccpasecretaria@gmail.com.

Confira abaixo a programação do evento.

7/6 (Sábado)

8h – Chegada dos animais
9h – Paleteada
13h – Campereada

Texto: Luísa Garcia/ABCCC

04/06/2014 --- Ceará revitalizando a Vaquejada
Os dias 31 de maio e 1º de junho foram marcados por uma competição especial, e vaqueiros amadores cearenses uniram forças para a revitalização do esporte de seus ancestrais. A Vaquejada, organizada por Vicente Pereira, foi realizada no conhecido Clube do Vaqueiro, em Euzébio (CE), região metropolitana de Fortaleza.
“O evento teve um simbolismo muito positivo no atual momento da modalidade”, comentam os organizadores. E completam: “Grande plateia, com muitas crianças, deu brilho ao evento, comprovando que a Vaquejada é uma paixão que passa de geração em geração entre as famílias oriundas do sertão nordestino”.
Com comemorada estreia, a Associação Cearense de Vaquejada – ACEVAQ concedeu premiação extra para seus associados, coberturas dos garanhões Cashemir Bryan (Blazen Bryan x Martha’s West SA) e Wild Cash SLN (Wild Dash SLN x Tiny Babe SLN); fruto das parcerias formadas com o Haras Claro e Haras Palermo.
O campeão foi Raul Tavares montando Calendário Shady AD (Eternaly Steel x Snip Shady SLN).

04/06/2014 --- Filipe Masetti percorre 16 mil quilômetros e chega ao Brasil
O jornalista e cowboy brasileiro Filipe Masetti Leite iniciou sua viagem em 8 de julho de 2012, saindo de Calgary, no Canadá, percorrendo 12 países e atravessou dois hemisférios tendo como destino à Festa do Peão de Barretos (SP). Ele está entrando oficialmente no Brasil nesta terça-feira, dia 3, com seus cavalos Quarto de Milha: Bruiser, Frenchie e Dude (Mustang). Seguindo a programação, ele será recebido em Corumbá (MS), no Porto Geral da cidade – ponto turístico localizado às margens do rio Paraguai –, pelos organizadores da Festa do Peão de Barretos, autoridades, seus pais e pelo núcleo regional da raça Quarto de Milha.
Para realizar esta longa jornada, Filipe Masetti contou com o apoio da ABQM e de outras entidades, além de criadores e empresas norte-americanas. E quando finalizá-la, terá completado um percurso de mais de 16 mil quilômetros, passando por países da América do Norte, América Central e, recentemente, pela América do Sul.
Em uma das reportagens feitas pela Revista Quarto de Milha durante sua travessia, Filipe disse: “Esses animais já fizeram o inimaginável. Eles são lendas. Eles são heróis. 2014 é o ano do cavalo. Seja isso destino ou uma simples coincidência, o fato é que este é o ano em que vou recompensar meus melhores amigos com a liberdade. Mal posso esperar para chegar ao Brasil, desmontar meus cavalos e permitir que eles sejam cavalos livres pelo o resto de suas vidas”.

03/06/2014 --- ENTREVISTA COM O LOCUTOR PIRACICABANO
Entre os 17 e 20 de Julho, acontece em Rio Verde, Goiás, um dos mais renomados rodeios do Brasil, o Rodeio de Rio Verde, considerava e vencedor várias vezes o melhor rodeio em touros do Brasil, além de ter um dos diretores de rodeios mais premiados, e também vencedor do troféu Arena de Ouro.
Embora eu já tive a oportunidade de estar neste festa uma vez, este ano, 2014, estaria fazendo a cobertura esportiva pela primeira vez.
E como todos sabem os profissionais de rodeio em geral, são o principal foco de tudo. E como falar em Rio Verde sem falar em Piracicabano, locutor de rodeio com 18 anos de Rio Verde.
Em entrevista exclusiva, “Pira” como é conhecido, nos conta um pouco de sua história paralela do rodeio de Rio Verde:
EJ – Como tudo começou, de onde e como surgiu o primeiro convite para narrar Rio Verde?
P – Tudo começou a 18 anos atrás, na época eu trabalhava com a Estância Sabiá Rodeios de Catanduva e saímos aventurando, fazendo festas por todo Brasil.
EJ – E como foi a primeira vez na arena de rio verde lembra-se deste dia?
P – Sim, lembro perfeitamente, quando você fala de Rio Verde, todos pensam que o “Maior Rodeio” em touros do Brasil já nasceu grande, engano total, pois o Rodeio de Rio Verde teve seus dias de festa pequena e estar narrando lá era na verdade simplesmente mais uma festa. (nada de especial)
EJ – Rio Verde já teve vários formatos e campeonatos, muita coisa mudou na arena, menos o Piracibano. Por quê?
P – (Risos) Talvez de dó que eles tem desse velhinho, e tomara que permaneça por muitos anos ainda. Mais acho que é pela flexibilidade de meu trabalho, nunca me coloquei como “artista”, entra campeonato, acaba campeonato e o velho “Pirinha” continua o mesmo.
EJ – Pira foram momentos e mais momentos naquela arena. Relate-me um fato engraçado, e um fato triste
P – Os fatos engraçados na verdade são durante o dia, nos hotéis, já fiz muita zona com a galera. Se me permite, um momento emocionante ao longo dos 17 anos, foi colocar meu filho Junior Castro para narrar em Rio Verde e apresenta-lo como a segunda geração do Piracicabano.
Já os tristes eu considero que foram três, dois deles são pessoais, sendo a morte de minha avó e do meu compadre Jânio que trabalhou comigo por doze anos e eu estava trabalhando em Rio Verde. Na ocasião eu ia voltar pra casa, mais meus parentes me fortaleceram e disseram pra eu ficar e guardar as boas lembranças deles, assim entrei narrei e só no fim do meu trabalho me manifestei e chorei muito, o outro que chocou foi a morte do salva vidas na festa, atingido por um touro.
EJ – Como é para um locutor estar a tantos anos no maior rodeio em touros do Brasil? Estar mais vezes, anos exige mais?
P- No meu ponto de vista, creio que o elo de amizade talvez traga certa tranquilidade para os organizadores, onde pelo fato de conhecer meu trabalho a tantos anos eles se sentem seguros em jogar qualquer parte da festa “em minhas mãos”, seja abertura, homenagens, encerramento, brincadeiras, marketing etc…
EJ – Para as pessoas que não conhecem Rio Verde, como você descreveria aquela festa?
P – A festa de Rio Verde é a mais esperada, comentada e principalmente cobiçada pelos profissionais, isso se deve ao real valor que a organização trata os envolvidos no evento, é uma festa de mídia e alavanca a economia da cidade e região.
EJ – Como é o tratamento do Lauro Dias, diretor de rodeio, e toda a comissão e funcionários do Sindicato contigo e demais profissionais?
P – O Lauro dispensa apresentação, é uma pessoa de um coração gigante, viaja pra conhecer outros rodeios, não só no Brasil, mais também no exterior, pede opinião (e aceita) e não pensem que o Lauro já começou diretor do rodeio, ele já montou e no primeiro rodeio ele era o juiz, os demais integrantes também me recebem com muito carinho e respeito, são pessoas maravilhosas.
EJ – Qual montaria você narrou que foi inesquecível?
P – Todas são da melhor qualidade, mais como tenho que descer do muro, creio que quando os “gringos” estiveram tomando uns tombos em Rio Verde vou dizer que foi a de Luck Elinson um americano muito carismático.
EJ – Rio Verde em UMA PALAVRA
P – INESQUECÍVEL !
Informações sobre o evento: www.exporioverde.com.br
Por Eugênio José dos Santos – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br
Foto: Reprodução/Facebook






Att,



Eugênio José – MTB: 67.231/SP

18 9748-4838



www.eugeniojose.com.br



Twitter: http://twitter.com/eugeniojose

FB: http://fb.com/eugenioses

YouTube: http://youtube.com/eugeniojoses

02/062014 --- Amigos do Tambor
Com mais de 1.100 inscritos, a Copa Amigos do Tambor realizou no último final de semana, de 23 a 24 de maio, na Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, em Jaguariúna (SP), a última etapa de seu 5º Campeonato. A 4ª etapa do campeonato regional reuniu competidores de todas as partes do país para disputar a atrativa premiação de mais de R$ 80 mil.
Na sexta-feira, dia 23, a categoria Test Horse teve como destaque de melhor tempo Ronildo Filho que marcou 17s147. Pela categoria Castrados, Safari Gray (PG Billy Gray x Honey Smile HDN por Doc´s Safari) e Edgard Rogério Ribeiro foram os campeões graças ao tempo de 17s694.
Na categoria Cavalo Iniciante, Ailson Leão montou EF Advance Dash (Santiago Times MRL x EF Lucky Brown por EF Shady Brown) e marcou 17s138, o menor tempo de todo o evento, que rendeu ao conjunto o primeiro lugar do pódio. Na Aberta Light, Celso Henrique Valetti e o potro Atalaya Ease (Dean Miracle x Hempen Ease por Holland Ease) foram os mais rápidos com 17s547.
A categoria Tira Teima foi a mais disputada do evento e homenageou um dos maiores nomes da modalidade em toda a história, Dito Monzinho, grande profissional que há muitas décadas se dedica ao crescimento da modalidade e formação de cavalos atletas. No GP Dito Monzinho, com mais de 170 passadas, Marcos Monzinho, filho de Dito, e o tordilho Fishers Down Dash (Fishers Dash x I Fell Lucky Tonight pro Merganser) foram os mais rápidos e com o tempo de 17s157, faturando uma moto Zero Km.
No sábado dia 24, a categoria Exibição contou com cerca de 60 conjuntos e quem garantiu a primeira colocação foi Claudio Muniz Pereira montando Fish On Cap (Fishers Dash x Dash De Cash por Coup de Kas); o conjunto fez 17s362. Na Aberta Sênior, Fishers e Monzinho mostraram qualidade mais uma vez e faturaram a categoria com o tempo de 17s215. Durante a categoria Aberta Júnior quem fez o tempo mais baixo foi João Ferraz Leão. O cavaleiro montou Miss Dash Fame (Dash Tol Fame x Sandy Fire ZD por Top Firewater) e o conjunto marcou 17s188.
Correndo pela categoria Amador Light, Amanda Rodrigues montou Kings Leo ZD (Leo Cath Bid x lady Skippy HED por Ulsterman KRB) e terminou o percurso com o tempo de 17s413. Na Kids, Maria Julia do Valle e Nine Nine Six (West Six LR x Samana PP por Mac Ray) voaram baixo, com 18s374. Pela Jovem A, o destaque foi João Felipe Drumond montando Eskimo Beaver 3D (Angolano Beaver CV x Entry Love ATS por Big Love RC); o conjunto fez 17s840.
Na Amador Principiante, quem se sobressaiu foi Camila Redi Quirino montando Imbatível Shady LW (Sucesso SKR x Fofinha San pro Shady Leo), com o tempo de 17s313. Na Jovem B, a amazona Larissa Mendonça montou Play Ruler JA (Makin A Play x Raise The Ruler por Raise Me Glass) e garantiu o título com o tempo de 17s479. Na Amador, foi a vez de Priscila Garcia e a já consagrada Twist Ta Fame (Dash Ta Fame x JA Running Twister por Runaway Winner) mostrarem sua habilidade; o conjunto fez 17s321.
Pela Jovem C, o castrado Relâmpago (SR) foi conduzido por Louise Rugolo e anotou ao final da passada 17s301. Na penúltima categoria, a Amador Master, Danilo Rahal formou dupla com Bully On The Loose (Bully Bullion x Whirling Alibi por Whirling Fast Ball), vencendo com 17s628. Na categoria Feminina, com mais de 45 amazonas, Louise Rugolo e Relâmpago marcaram 17s147, e mais uma vez conjunto saiu campeão.
A primeira etapa da 6ª Copa Amigos do Tambor já está marcada - dia 22 de agosto, na pista coberta da FNSL.

Mais informações: www.lwagricola.com.br

30/05/2014 --- Gold Cowboy é atração na décima etapa do Circuito Rancho Primavera
Em seu segundo ano de atuação, o Circuito Rancho Primavera vem conquistando seu espaço. O campeonato foi idealizado pelo organizador de eventos, dono de estrutura e comentarista Rogério Paitl, de Assis São Paulo.


Esta semana acontece a 10ª etapa, desta segunda temporada, na cidade de São Pedro do Turvo (SP), entre os dias 29 de Maio e 01 de Junho.


Para dez competidores, o evento começa na quarta-feira (28), dia que será realizado o Gold Cowboy (Peão de Ouro).


Serão doze competidores, sendo os sete primeiros do ranking, e outros três indicados pelo Circuíto e um competidor da cidade.


A disputa se dá na seguinte forma:


Monta todos no primeiro round. Os melhores sete melhores tempos para o segundo round.


Deste round, passam os três melhores e na sequência, os dois melhores de onde será definido o Gold Cowboy.


O vencedor receberá R$3.000,00 em um único dia e ainda a bonificação de 300 pontos no ranking.


Nos outros quatro dias, os competidores disputam uma premiação de R$30.000 reais.


RANKGING



O líder do Circuito Rancho Primavera é Fábio Eleutério, de Mira Estrela (SP). Fábio venceu a etapa de Oscar Bresssane, sétima etapa, assumiu a liderança e foi o único competidor que conseguiu nesta temporada liderar três etapas seguidas.


Outro diferencial do Circuito Rancho Primavera é a disputa entre as boiadas, a famosa associação TOP10, onde as piores boiadas em casa evento ficam de fora da próxima etapa, e as que ficaram foram da etapa anterior retorna na etapa seguinte, praticamente um
sistema de rebaixamento.


A Cia de Rodeio Califórnia, atual campeã do Circuito lidera, porém com vantagem mínima. A melhor boiada do Circuito também leva um caro zero km


Todas as informações na página no Facebook: www.fb.com/ciaranchoprimavera


Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP
contato@eugeniojose.com.br

30/05/2014 --- Vetnil na Conferência ABRAVEQ
A Vetnil apresentou duas novidades durante a XV Conferência Anual ABRAVEQ, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio, no Campos do Jordão Convention Center, em Campos do Jordão SP).
Foram lançados o Bio HF® JCR Líquido, produto mais completo do mercado, concentrado em Biotina que combina elementos essenciais para o metabolismo, síntese de colágeno e fórmula líquida que evita desperdícios. Outro lançamento ficou por conta do Hepvet® Equinos nas versões pó e pasta, sendo recomendado para animais submetidos a condições extremas de exercícios e estresse por treinamentos e exposições.
A recuperação metabólica eficiente se dá pela combinação de 20 elementos essenciais para o organismo dos equinos, entre eles a Glutationa, as vitaminas do complexo B, C e E, Zinco Quelatado e Selênio, que necessitam de recuperação metabólica. As duas formas de apresentação facilitam a administração via oral mais adequada para cada perfil de animal.

29/05/2014 --- Final ANTT volta à arena de Barretos
A grande final da temporada 2014 da Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT - está de volta à maior arena de festa do peão da América Latina. De 21 a 24 de agosto, primeira semana da 59ª Festa do Peão de Barretos, que acontece de 21 a 31 de agosto, no Parque do Peão em Barretos (SP), se realiza o encerramento do 11° Campeonato Nacional de Três Tambores.

“Barretos é a vitrine do rodeio brasileiro e até mundial, sempre inovando e sendo referência em nosso segmento, e para nós é motivo de orgulho poder estar novamente realizando nossa final em uma festa respeitada e conceituada. Temos certeza que faremos uma grande festa para presentear o público e consagrar nossas campeãs”, comentou Flavia Cajé, que esteve em várias reuniões com Jerônimo Muzetti, presidente de Os Independentes, entidade promotora do evento, para acertar os detalhes da parceria.

A equipe da ANTT ressalta que ainda está em tempo de as competidoras garantirem sua vaga para a grande disputa final. Há mais quatro etapas: 11 a 13/07 - 4ª etapa em São João da Boa Vista/SP; 18 a 20/07 - 5ª etapa em Rio Verde/GO; 25 a 27/07 - 6ª em Vargem Grande do Sul/SP; e 14 a 16/08 - 7ª etapa em Indaiatuba/SP. O ranking segue apertado, com chances de mudar a cada competição.

No começo de maio, em São Paulo, em reunião com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, Marcelo Ferreira, a diretoria da ANTT se uniu à luta da ABQM a favor dos bons tratos aos animais. “Essa é uma bandeira que a ANTT carrega desde a formação da Associação. É preciso união entre as entidades dos esportes equestres para que sejam divulgadas todas as ações em prol da integridade física de animais e competidores. E, que não se meçam esforços em todos os eventos envolvendo cavalos, para que se sigam à risca as normas pré-estabelecidas”, comentou Cajé.

No intuito de informar ainda mais os competidores e divulgar ao máximo as normas, a ANTT publicou em seu site oficial o Regulamento da ABQM de Bem Estar Animal, que poderá ser acessado, especialmente, por todos os organizadores de rodeio.

Outros assuntos foram discutidos na reunião, com o objetivo de afinar ainda mais a parceria entre as duas associações, firmada no início de 2014. As etapas do Campeonato ANTT já estão pontuando os animais Quarto de Milha para Registro de Mérito. E, conforme forem sendo acertados outros pontos pleiteados pela ANTT, a divulgação será imediata.

O Regulamento completo do CNTT 2014 encontra-se no site oficial da ANTT.

Mais informações: (17) 98112-7669/(19) 98119-1661 - www.antt.org.br / contatoantt@gmail.com

foto: Flavia Cajé e Jerônimo Muzetti

29/05/2014 --- I Copa ATLT promete agitar o estado do Tocantins
Aguardada com grande expectativa pelos criadores de cavalo Quarto de Milha, a 3ª e última etapa da I Copa ATLT de Três Tambores estará sendo realizada no sábado, 7 de junho, em Gurupi (TO). "É uma grande satisfação informar aos quartistas de Tocantins que o evento é oficializado pela ABQM e os classificados estarão aptos a participar da Copa dos Campeões deste ano, em Avaré (SP)”, disse Wynicius Rogério Messias de Oliveira, presidente da Associação Tocantinense de Laço em Dupla e Três Tambores (ATLT).

28/05/2014 --- Equoterapia ajuda na reabilitação de pacientes de centro em Goiânia (GO)
Método terapêutico com cavalos beneficia 220 pessoas atendidas pelo Crer. Praticantes destacam as melhorias obtidas pelo contato com os animais.

A equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos para estimular movimentos, ajuda na recuperação de pacientes do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia. É o caso do vaqueiro Leolino Alves da Costa, que há sete meses caiu de um cavalo durante uma vaquejada e ficou paralisado. “A gente estava na disputa final e eu tentei derrubar o boi. Quando isso aconteceu, cai junto. Desde então, só conseguia mexer a cabeça”, conta.

Segundo ele, depois que começou a passar pelas sessões de equoterapia, conseguiu recuperar parte dos movimentos. “Já estou melhor, meu braço está mexendo de novo, e sigo melhorando a cada dia”, afirma Leolino.

De acordo com o Crer, atualmente, 220 pacientes passam pela terapia. A atividade é realizada na Cavalaria da Polícia Militar, que fica nas proximidades do centro, e envolve o acompanhamento de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e veterinários. São 10 cavalos que exercem a função de co-terapeutas no local. “O animal é um mediador de vínculo. Isso faz com que o paciente adquira autoestima, autonomia, e leve isso para a vida diária”, explicou a psicóloga Sônia Helena Adorno.

Outro caso que mostra resultados positivos é o do menino Rafael Sousa, de 7 anos, que é autista. A mãe dele, a pedagoga Fabiana Rodrigues de Sousa, conta que tentou diversas formas de tratamento, mas foi com a equoterapia que ele apresentou melhora. “Tem um ano que ele faz essa terapia. Ele não falava, tinha um comportamento difícil. Mas agora é visível a melhora dele e eu fico impressionada com o poder que esses animais têm de ajudar uma criança”, afirma.
Benefícios
O fisioterapeuta Gustavo Machado diz que existe uma explicação científica para os resultados obtidos com a equoterapia, pois os movimentos dos quadris dos cavalos são semelhantes ao dos seres humanos. “O animal vem emprestar suas pernas para o paciente e isso gera estímulos motores. São eles que vão reabilitar a função da marcha e do equilíbrio da pessoa. Cada sessão, de 30 minutos, gera cerca de 3 mil a 4 mil ajustes corporais”, explicou o especialista.

Além de andar sobre os cavalos, os pacientes do Crer também podem dar banho nos animais, fazer tranças e isso gera benefícios emocionais. “Uma criança que é cadeirante, por exemplo, que olha o mundo sempre de baixo para cima. Imagina a sensação quando ela está em cima de um cavalo consegue ver o mundo do alto. Em termos psicológicos, isso é muito benéfico”, afirma Sônia.

Para ser um co-terapeuta, os cavalos escolhidos precisam ter alguns requisitos. “Ter a saúde perfeita, ter bom temperamento, não ser assustado e ter boa índole, pois ele precisa ter sintonia com os pacientes”, explicou o veterinário Sérgio Gonçalves de Oliveira.
Sessões são acompanhadas por equipe multidisciplinar, segundo o Crer (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

27/05/2014 --- O Jockey Club de Sorocaba

O Jockey Club de Sorocaba é o centro mais importante do cavalo de corrida Quarto de Milha no Brasil e na América Latina. São mais de 400 animais abrigados na vila hípica e cerca de 3 milhões em prêmios distribuídos anualmente.

Com um hipódromo como os melhores do mundo e uma das pistas mais seguras e velozes de acordo com padrões e normas internacionais, o Jockey Club de Sorocaba conta com uma excelente estrutura para receber até 1.300 pessoas entre área vip e arquibancadas com visão privilegiada de toda a pista.



Além de dois restaurantes e amplo estacionamento. A entrada é gratuita e a programação anual conta com diversos grandes prêmios de março a novembro.


O Jockey Club de Sorocaba foi inaugurado em março de 1991 desde então, é o centro mais importante do cavalo de corrida Quarto de Milha no Brasil e na América Latina. São mais de 400 animais abrigados e cerca de 3 milhões em prêmios distribuídos anualmente.



Nesse ambiente descontraído várias famílias e muitos amigos se reúnem para assistir os espetáculos da raça de cavalo mais veloz do mundo. Este público é composto em sua maioria por empresários, executivos e profissionais liberais.
O Jockey Club de Sorocaba é o lugar perfeito para sua marca conquistar a preferência de quem já venceu na vida.
Com uma completa estrutura equipada com bar, cozinha, camarotes, pista de provas, área para leilões, ampla área para montagem de tendas e localização privilegiada, o Jockey Club de Sorocaba oferece o espaço ideal para realizar todos os tipos de eventos relacionados com o universo do cavalo, como leilões e provas equestres, ou não relacionados, como festas, eventos corporativos, casamentos e shows.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (15) 3293 1177 ou pelo e-mail adm@jockeyclubdesorocaba.com.br


26/05/2014 --- Julgamento de mostra morfológica é a atração em Viamão/RS
No último sábado (24/5) foram conhecidos os grandes campeões da sexta edição da Exposição Morfológica de Outono da cidade gaúcha de Viamão. A competição, que reuniu os exemplares no Parque do Sindicato Rural do município, teve a supervisão técnica de Marcelo Montano Coelho, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Já a organização da mostra ficou a cargo do Núcleo Viamão de Criadores de Cavalos Crioulos.
Os animais se apresentaram em pista sob o olhar experiente do jurado da prova, Vilson Aguiar, crioulista que por 35 anos conservou seu vínculo profissional junto à ABCCC, atuando como inspetor técnico e colaborador. Entre as fêmeas, o grande campeonato foi conquistado pela égua colorada Ubaldina de San Diego. Já o garanhão Caratuva Amargo demonstrou maior conformidade na disputa entre os machos e, com isso, recebeu a escarapela de Grande Campeão.

Texto: Francine Neuschrank/ABCCC

Veja os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):


FÊMEAS
Grande Campeã
Ubaldina de San Diego, filha de Manto Azul da Aparecida e Pandora de San Diego; criador e expositor Diego Borges Peixoto, Cabanha San Diego, Santo Antônio da Patrulha/RS
Reservada Grande Campeã
FM Soberana do Cinco Salsos, filha de Hornado da Reconquista e BT Quota; criador Felipe Mário Martins e expositor Tiago Sangiogo - Cabanha Pampero
3ª Melhor Fêmea
Boneca do Bagé do Sul, filha de Piraí 1569 do Brazão e Camélia Pradeira; criador Haras e Cabanha Bagé do Sul e expositor Valmor Cardoso e Filhos - Cabanha Três Corações, Gramado/ RS
4ª Melhor Fêmea
Fabulosa do Resplendor, filha de Índio da Escondida e BT Iaia; criador e expositor Juliano Fonseca Motter - Cabanha Resplendor, São Francisco de Paula/RS


MACHOS
Grande Campeão
Caratuva Amargo, filho de Viragro Rio Tinto e Kecorunilla Tupambaé; criador Eliseu da Silva Taborda Ribas e expositor João Batista Linck Figueira - Cabanha Relicário, Glorinha/RS
Reservado Grande Campeão
Formoso dos Três Corações, filho de BT Delantero e Pitangueira 1874 de São Bibiano; criador e expositor Valmor Cardoso e filhos, Cabanha Três Corações, Gramado/RS
3º Melhor Macho
Fiel da Água Verde, filho de Inspetor de Santa Angélica e Ametista da Água Verde; criador e expositor Edson Silva da Silveira, Cabanha Água Verde, Viamão/RS
4º Melhor Macho
Hulk do Ribeirão Bonito, filho de Viragro Rio Tinto e Baioneta do Tamboré; criador e expositor Arison Jung - Cabanha Ribeirão Bonito, Guarapuava/PR